Em publicação nas redes sociais, o grupo BR-319 Já (@br319_ja) postou um vídeos de máquinas pesadas sendo transportadas para repavimentar o Lote C da rodovia, que compreende o trecho do KM 177 ao KM 250.
No dia 10 de abril deste ano, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, deferiu pedido de suspensão, apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que, em antecipação de tutela, paralisou a licitação para a reconstrução do lote C da Rodovia BR-319 no Amazonas. As obras podem seguir.
Contrato
O DNIT assinou o contrato para a elaboração dos projetos e execução das obras para a reconstrução do Lote C na BR-319, mantendo o compromisso do Governo Federal de garantir boas condições de trafegabilidade na rodovia. O contrato foi assinado no dia 16 de dezembro do ano passado, pelas equipes técnicas da Autarquia.
O contrato abrange a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia. Após aprovação as equipes realizam as obras de repavimentação e de reconstrução de 52 quilômetros na BR-319/AM, o lote C da rodovia (ou lote Charlie), localizado entre o km 198 e o km 250. Serão investidos R$ 165.774.950,00 para realização dos serviços neste lote.
A rodovia é uma importante via de ligação entre os estados do Amazonas e de Rondônia. As obras de pavimentação do Trecho C aproveitarão o traçado já existente da rodovia, mantendo a largura da plataforma, com duas faixas de rolamento e dois acostamentos. Para facilitar a parada em segurança dos veículos, serão implantados recuos.
O segmento também contará com passagens de fauna aéreas e subterrâneas, com cercas direcionadoras para garantir a preservação dos animais que cruzam a estrada e, ainda, serão recuperadas áreas degradadas nas adjacências da rodovia. Serão mais de mil mudas nativas plantadas. Foram previstos, ainda, sistemas de drenagem para preservar a integridade da pista.
A Rodovia
Pavimentada em 1976, a BR-319 conta com 885,9 quilômetros de extensão, onde 821 quilômetros estão na região amazônica e 64,9 quilômetros em Rondônia. Além de integrar os dois estados ao restante do país por via rodoviária, a BR-319 permite, ao longo de seu percurso, o acesso a diversas cidades, como Humaitá, Lábrea e Manicoré, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.
A reconstrução dos 52 quilômetros vai garantir maior segurança e redução no tempo de viagem. Hoje, as alternativas à rodovia são o transporte por barco ou avião. Promover a trafegabilidade da rodovia durante todo o ano vai garantir o funcionamento de serviços essenciais, como fluxo de ambulâncias, medicamentos, alimentos, combustíveis e linhas de ônibus.(Portal Marcos Santos)