O submarino argentino ARA San Juan, desaparecido no dia 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes, foi encontrado na manhã de hoje, sábado (17), segundo informou a Marinha da Argentina.
A embarcação foi localizada a 800 metros da Península de Valdés, na Patagônia, cerca de 600km da cidade de Comodoro Rivadavia, onde funcionava o centro de operações da empresa norte-americana Ocean Infinity, responsável pelas buscas do Ara San Juan.
“O Ministério da Defesa e a Armada Argentina informam que, após investigar o ponto de interesse nº24 reportado pela Ocean Infinity, através da observação feita com um ROV a 800 metros de profundidade, foi dada identificação positiva ao Ara San Juan”, diz um comunicado das autoridades no Twitter. Segundo a Marinha argentina, a descoberta foi possível graças a um submarino controlado remotamente pelo navio norte-americano.
A descoberta foi anunciada dois depois da celebração em homenagem aos tripulantes organizada pelos familiares das vítimas no último dia 15 de novembro. Ontem (16), a Ocean Infinity já havia informado ter encontrado um objeto a 800 metros de profundidade com aproximadamente 60 metros que poderia ser o submarino desaparecido. Com a descoberta, a empresa deverá receber pelo menos US$7,5 milhões.(Terra/IstoÉ)