A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza, na quarta (24) e quinta-feira (25), o 1º Encontro Interfederativo de Saúde Indígena, na Universidade Paulista (Unip), a partir das 08h30, evento que visa promover a integração entre municípios e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do Amazonas nas ações de saúde ofertadas aos povos indígenas, além de articular responsabilidades na Atenção Integral à Saúde da População Indígena no Estado do Amazonas.
A coordenadora estadual de Saúde Indígena, Priscila Siqueira, comenta que o evento é um marco inicial aos debates sobre a saúde dessa população. “O evento é voltado para profissionais atuantes em todo o estado que estão em contato direto com o cidadão indígena e fomenta a qualificação do cuidado à saúde que acessa os serviços de saúde na rede SUS”, afirma ela.
Durante o evento, também serão criados planos de ação e assinada a Pactuação de Gestão Interfederativa de Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas do Estado do Amazonas. Essa pactuação deverá ser assinada pelos gestores dos níveis: municipal, estadual e federal.
Programação – Nos dois dias, o público participante discutirá a Atenção Integral à Saúde como direito dos Povos Indígenas; a análise situacional da saúde indígena no contexto urbano e rural; o fluxo do paciente indígena isolado e de recente contato; e a utilização dos sistemas de informação para esta população pautar o atendimento às mulheres indígenas, assim como temas relacionados à violência obstétrica e à saúde mental, em dinâmicas envolvendo palestras, mesas-redondas, debates e oficinas.