Cetam reúne 61 gestores do interior no XV Encontro estadual, em Manaus

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) reunirá, durante dois dias (18 e 19/11), gestores dos 61 municípios do estado, no “XV Encontro estadual de gestores em educação profissional do Cetam”, que acontecerá das 08h00 às 18h00, no auditório da sede da instituição, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

Este ano, o tema do evento é “Arranjos produtivos locais: instrumento de cidadania e desenvolvimento socioeconômico regional”. A abertura está marcada para às 8h desta segunda-feira. A diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco, recepcionará os participantes e dará início às atividades.

As diretorias Administrativo-Financeita (DAF), de Relações Empresariais e institucionais (Direi) e Acadêmica (DAC) do Cetam se farão presentes por meio de seus dirigentes. Na ocasião, eles irão abordar a competência de cada setor, de que forma trabalham e como podem ajudar os gestores a desempenharem melhor suas atividades no interior do Amazonas.

Está marcada para 10h10 o início da Palestra Magna “Arranjos produtivos locais: instrumento de cidadania e desenvolvimento socioeconômico regional”, proferida pelo economista José Sandro da Mota Ribeiro. O objetivo é fazer um panorama dos arranjos produtivos locais, como estratégia para detectar novas demandas de oferta de cursos de qualificação profissional, técnicos e especializações técnicas no Amazonas.

No primeiro dia de encontro ainda acontecerá dinâmica de grupo com os participantes, sob o comando da psicóloga Déborah Pacheco. Também serão repassadas orientações a respeito da contratação de estagiários e instrutores.

Ações – Na terça-feira, o encontro de gestores iniciará com a equipe do Planejamento Acadêmico do Cetam falando das ações e procedimentos do setor. Na sequência, os responsáveis pela coordenação de Formação Inicial e Continuada (FIC) darão orientações básicas aos gestores de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A Secretaria Acadêmica do Cetam aproveitará para falar de requerimentos, prazo de emissão de documentos, certificados e diplomas. A direção do Pronatec terá seu momento com os gestores pela parte da tarde, das 15h30 às 16h. Os participantes do encontro poderão dar sugestões para o melhor andamento da oferta de cursos no interior do estado, expor suas dúvidas e esclarecê-las.