A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu na segunda-feira (23), uma palestra em alusão ao “Dia Mundial do Combate ao Vírus do HIV” e, também, diagnóstico e tratamento da tuberculose, num encontro que foi realizado no auditório da secretaria e teve como público-alvo seus servidores e estagiários.
A ação foi uma parceria da Coordenação de Saúde do Sistema Prisional da Seap (CSSPAM), com a Fundação Cardoso Fontes, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O Amazonas é o estado com maior número de pessoas acometidas pela tuberculose, doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é a principal causa de morte entre as pessoas soropositivas.
De acordo com a diretora da Policlínica Cardoso Fontes, a médica Irineide Antunes, “as pessoas privadas de liberdade têm um risco muito grande de adoecer de tuberculose e as pessoas que vão ter contato com eles também, logo estamos tentando reduzir esses casos por meio desse trabalho educativo”.
Ação permanente – Estão previstas ações de saúde acerca do assunto para janeiro e fevereiro do próximo ano para os apenados do sistema prisional do Amazonas. “A população encarcerada pertence ao grupo de risco. A partir de janeiro, eles estarão inseridos no cronograma anual das coordenações de saúde em nível estadual e municipal para atuar dentro das unidades prisionais”, disse a coordenadora da CSSPAM, Alyne Botelho.
Na ocasião, os funcionários da Seap receberam preservativos e puderam realizar testes rápidos de HIV, hepatite B e C, Sífilis, e teste de escarro para diagnóstico da tuberculose.