O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou na tarde desta terça-feira (31/12), na Ponta Negra, a Operação Réveillon 2020, que vai contar com mais de 2,5 mil servidores do sistema de Segurança Pública do Estado em um trabalho focado em garantir a paz nos festejos pela passagem de ano em Manaus e no interior.
“Há algum tempo a gente tem construído nosso planejamento para essa virada de ano. Nós já tivemos um resultado muito positivo durante o Natal, e hoje nós vamos atuar com 2.500 homens, só das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e também Detran-AM”, detalhou o governador.
Segundo Wilson Lima, o sistema prisional também montou planejamento para a virada do ano e estará mobilizado durante a festividade. “Só nesse mês de dezembro já fizemos duas revistas, a última foi realizada ontem, na unidade do Puraquequara. E nós temos um ‘patrulhão’, que é formado por policiais das forças especiais, que passam a noite fazendo patrulha nas muralhas para evitar que qualquer incidente aconteça. E, se isso acontecer, a polícia deve agir rapidamente para conter essa situação”, frisou.
Os preparativos para a Operação Réveillon 2020 envolveram ainda a elaboração de um plano de contingência para as unidades de saúde que ficam próximas aos locais de festas públicas.
“Nós nos reunimos com todas as empresas, principalmente técnicos de enfermagem, para que nos apresentassem um plano de contingência. Se eventualmente algum servidor faltar, já há esse compromisso por parte dessas empresas, e também temos uma outra empresa de stand by que repõe de imediato o servidor naquela unidade que não for trabalhar”, acrescentou o governador.
Polícia Militar – Em toda a capital, o efetivo empregado pela Polícia Militar será de 1,5 mil servidores, enquanto no interior a operação empregará mais de 800 policiais. Durante a operação em Manaus, os agentes farão a segurança da população nos locais onde acontecem as festas de Réveillon gratuitas, como Ponta Negra, Cidade Nova, Educandos, Viver Melhor e Colônia Antônio Aleixo.
Só para a festa de virada do ano na Ponta Negra, estarão mobilizados mais de 850 PMs. O efetivo também vai contar com 82 viaturas (entre carros e motocicletas), três lanchas e uma aeronave.
De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, as ações coordenadas vão garantir tranquilidade às famílias durante a virada do ano.
“Além do policiamento normal que é feito, nós trouxemos para cá uma delegacia móvel da Polícia Civil. Nós estamos com um efetivo aqui na Ponta Negra de 854 homens, e nos outros pontos de Manaus, no Educandos, na zona norte, na zona leste, onde tiver festa nós teremos efetivo das polícias, do Corpo de Bombeiro e do Detran-AM”, destacou Bonates.
Polícia Civil – A Polícia Civil do Amazonas irá reforçar a operação com 140 policiais, que estarão de plantão nos Distritos Integrados de Polícia (DIP). Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães.
A Delegacia Móvel estará posicionada no Complexo Turístico Ponta Negra. A unidade móvel contará com a presença de um delegado, um escrivão e três investigadores, para reforçar o atendimento a eventuais ocorrências durante o Réveillon de Manaus, que irá acontecer naquela área da cidade.
A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, situada no bairro Parque 10, na zona centro-sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), situada no bairro Alvorada, na zona centro-oeste da cidade; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), localizada no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul da capital; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), situada no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.
O 9º DIP, localizado na primeira etapa do bairro São José, na zona leste da capital; o 10º DIP, situado na segunda etapa do bairro Alvorada, na zona centro-oeste da cidade; a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), no bairro Planalto, zona centro-oeste da capital; e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), no bairro Alvorada, também na zona-centro oeste, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.
A Polícia Civil também irá disponibilizar equipes de pronta resposta, formadas por integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), DERFD e DERFD, para atender, caso haja, ocorrências de complexidades.
Trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará operação Lei Seca das 18h do dia 31 de dezembro até às 6h do dia 1º de janeiro, em Manaus. A fiscalização contará com um efetivo de aproximadamente 80 agentes de trânsito do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).
O Departamento realizará ações em cinco locais, sendo três pontos fixos e dois itinerantes, que atuarão em diversas zonas da capital. A fiscalização contará com o apoio de 30 viaturas e oito motocicletas. Além da ação de fiscalização, o Detran-AM também atuará com orientações educativas por meio da Gerência de Educação para o Trânsito.
“A gente entende que, com essa cobertura, vai conseguir o nosso objetivo, que é oferecer segurança no transito, reduzir o número de acidentes e tentar ao máximo não ter vítimas fatais nessa virada de ano. Esse é o nosso objetivo: ter um trânsito seguro nessa virada de ano”, afirmou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.
Bombeiros – De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Danízio Valente, 80 bombeiros militares estarão estrategicamente posicionados nos principais pontos de comemoração na cidade para prevenção e atendimentos.
Serão montadas equipes de serviço operacional durante a terça-feira (31/12) na Orla do Amarelinho, Shopping Phelippe Daou e Ponta Negra. Além das demais guarnições, que permanecerão em prontidão em todos os postos da capital.
O CBMAM contará com 10 viaturas, sendo três Auto Bomba Tanques (ABTs), para combate a incêndios, salvamento veicular e corte de arvore; uma lancha; um jet ski; um Auto Transporte Pessoal (ATP), para deslocamento da tropa; duas unidades de resgate (UR); e duas viaturas de apoio rápido (AR).
Além das equipes de guarda-vidas, foram empregadas duas viaturas aquáticas, sendo uma lancha com dois bombeiros militares e um jet ski com condutor, para reforçar o atendimento na Praia da Ponta Negra ao longo desta terça-feira.
No interior do estado, serão acrescentadas guarnições extras para os municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru e Humaitá, para atuarem na orla e área central. Os demais municípios seguem com o serviço dos postos e efetivo ordinário durante toda a festividade.