Secretaria de Saúde do AM busca apoio do Banco Mundial em oficina, em Brasília

Secretário Rodrigo Tobias(SUSAM), participa de reunião do Progestão do Banco Mundial, em Brasília/Foto>Divulgação

O secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, participa, nesta segunda-feira (03/02), da Oficina do Programa Progestão do Banco Mundial, em Brasília. Na oportunidade, o secretário também discute propostas de crédito financeiro para a saúde estadual.

O Progestão é um programa do Banco Mundial que auxilia unidades da federação em questões estruturais, seja com aporte financeiro ou consultoria nas áreas de Recursos Humanos, Previdência e Compras.

“Nosso enfoque específico será de propostas para a organização e inovação nos processos meios, como compras, aquisição, com o objetivo de otimizar recursos na área da saúde”, disse o secretário.

Convite – O secretário da Susam foi convidado pelo Banco Mundial para trocar experiências com representantes dos estados do Pará, Goiás e Mato Grosso durante a sessão de trabalho denominada “Gestão e Saúde”.

“Dessa discussão, teremos as propostas para a área da saúde que podem ser aplicadas em todos os estados por meio do Programa Progestão. Assim, vamos aprimorar os serviços de saúde ofertados”, afirmou.

De acordo com Rodrigo Tobias, na discussão também serão abordados os processos que possam gerar economicidade aos estados para a melhoria da saúde. “Gerar economicidade é oferecer serviços de melhor qualidade, otimizando recursos, para o maior número possível de pessoas que precisam”, concluiu.

Banco Mundial – A organização é composta por 189 países membros, com equipes espalhadas em mais 170 países, além de possuir mais de 130 escritórios em todo o mundo. O maior banco de desenvolvimento do mundo trabalha em todas as principais áreas de desenvolvimento, fornece uma ampla variedade de produtos financeiros e assistência técnica e ajuda os países a enfrentar os desafios por meio da troca de conhecimentos de ponta e da aplicação de soluções inovadoras.