A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, participou, na tarde de quarta-feira (06/05), de reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM). Foi a primeira participação da titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), desde que assumiu a pasta, na reunião do colegiado, que contou com a presença de 11 conselheiros. Na ocasião, ela reforçou a importância do Conselho no trabalho desenvolvido pelo Executivo estadual.
A reunião foi comandada pela titular da Susam, presidente do conselho, e pela secretária-executiva do CES-AM, Alexandra de Biasi Amaral. Simone Papaiz iniciou sua fala ressaltando o trabalho fundamental realizado pelo grupo, como instrumento fiscalizador dos trabalhos feitos pela Susam.
“Os conselhos são fundamentais porque, além de agregar soluções, fortalecem a atuação das secretarias, principalmente quando se trabalha com transparência, respaldando o gestor. Então, os conselhos garantem que a política pública seja cumprida”.
Simone apresentou aos conselheiros o boletim informativo, que contém todas as ações adotadas pelo Governo do Amazonas frente à crise do novo coronavírus, e informou que será enviado a eles semanalmente, para que acompanhem de perto o trabalho desenvolvido pela secretaria.
A secretária também fez questão de destacar as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Público de Saúde (SUS) em virtude do quadro causado pela pandemia do novo coronavírus e salientou que as decisões tomadas, em momentos como esse, precisam ser feitas de forma assertiva, mas também com a rapidez que a situação exige.
Exatamente pela necessidade da tomada de decisões de forma eficiente, ela novamente reforçou o pedido aos conselheiros para que auxiliem o Estado nessas decisões, principalmente no que diz respeito à aquisição de equipamentos e insumos, que esbarra em questões mercadológicas, como preço e oferta de equipamentos e materiais.
Foco na gestão de qualidade – A secretária Simone Papaiz também destacou que a busca da sua gestão, mesmo que em momentos de pandemia, sempre será com o foco em oferecer uma saúde pública de qualidade a toda população.
Segundo ela, passado o momento crítico ocasionado pelo novo coronavírus, o trabalho será sempre para oferecer aos usuários do SUS, no Amazonas, a assistência mais próxima daquilo que é oferecido para quem pode pagar por serviços na rede particular.
“Nosso foco hoje está na melhoria da assistência e o nosso compromisso é com a população. Acredito que a população precisa ser vista com respeito e dignidade pelo gestor, aplicando bem o recurso público”, enfatizou.
Saúde indígena – Durante a reunião, a equipe da secretaria de Saúde foi questionada quanto ao trabalho que está sendo desenvolvido para a prestação de assistência aos pacientes indígenas do Estado, atribuição essa sob responsabilidade do Ministério da Saúde (MS).
O secretário de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), Cássio Espírito Santo, explicou que, em reunião entre Susam e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o Ministério da Saúde demonstrou interesse em financiar a abertura de uma ala voltada para a Saúde Indígena no Hospital de Combate ao Covid-19.
“Tivemos uma reunião com a presença do governador Wilson Lima e do secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, com a presença de várias entidades, em que solicitamos, com base em um documento do Ministério Público Federal, que o Ministério (da Saúde) nos envie insumos, equipamentos e pessoal para que possamos atender os pacientes indígenas”, afirmou.
De acordo Cássio Espírito Santo, também foi solicitado ao MS que os municípios do interior, que farão o atendimento desses pacientes, recebam um aporte financeiro, uma vez que nem todos contam com recursos do Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas (AEPI).