A secretária de Saúde, Simone Papaiz, participou na manhã desta quinta-feira (28) de reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) e reforçou a necessidade de união entre Estado e sociedade para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus e para o fortalecimento e melhoria do sistema de Saúde do Amazonas.
Acompanhada do secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Marcellus Campêlo, a secretária destacou o respeito que a atual gestão da pasta tem pelo trabalho de acompanhamento das ações da Susam desenvolvido pelos conselheiros e o quanto são fundamentais para o fortalecimento da saúde pública do Estado.
“O nosso objetivo na secretaria é reorganizar a rede, redesenhar fluxos, e vamos precisar da validação de cada um de vocês conselheiros. Vocês estão aqui e enxergam as problemáticas. Secretaria e Conselho não estão divididos, e estamos de portas abertas”.
A secretária expôs ainda a necessidade de todas as decisões do grupo serem tomadas de maneira técnica, uma vez que comportamentos diferentes disso podem ocasionar prejuízos ao andamento dos trabalhos que a gestão, à frente da pasta há pouco mais de 40 dias, precisa executar imediatamente.
O conselheiro Ronaldo André Brasil corroborou a ideia expressada pela secretária e disse acreditar que o Conselho Estadual de Saúde entra em uma nova fase de atuação. “Esse conselho já fez muitas coisas boas. E estamos aprendendo a corrigir os erros e fazer com que o controle social se torne um controle social responsável, onde haja diálogo”.
Comissão Covid – Entre as deliberações, foi discutida sugestão feita pela secretária sobre a criação de uma comissão especial para que sejam acompanhadas as ações da Susam voltadas para o combate à Covid-19. Na reunião, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho que vai definir as diretrizes da comissão, ficando a aprovação para a próxima sessão do CES.
A secretária considera importante a criação da comissão e explicou que, em virtude da necessidade de ações em curto prazo, nem todas as medidas tomadas pela secretaria passaram pela apreciação dos conselheiros, mas que todos podem ter acesso ao que tem sido feito pela pasta.
“A comissão é importante, uma vez que o plano de contingência estabelecido pelo Estado, que pode ser acessado por qualquer conselheiro, possui ações macros. Porém, precisamos que o conselho acompanhe todas as medidas que tomamos diariamente”.