A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu itens de proteção contra Covid-19 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esse é o quarto lote de insumos enviados ao Amazonas para as ações de enfrentamento e combate ao coronavírus no sistema prisional.
Os equipamentos de proteção individual (EPI´s) incluem 49,1 mil máscaras triplas descartáveis e 152 óculos. O material será utilizado pelos servidores do órgão que, a partir de segunda-feira (08/06), voltarão a realizar os atendimentos ao público externo.
A coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM), Alyne Botelho, disse que a nova remessa de materiais enviada pelo Governo Federal irá auxiliar no trabalho dos servidores do sistema penitenciário. “Os produtos chegaram no momento certo, pois vários departamentos voltarão a ter contato com dezenas de pessoas diariamente. Dessa forma, poderemos oferecer mais segurança aos nossos servidores com a utilização desses itens de proteção”, avaliou.
Testes rápidos e capacitação – A Seap recebeu ainda 1,2 mil testes rápidos, que serão encaminhados às unidades prisionais do Amazonas conforme a demanda. Em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a coordenação de saúde da Seap realizou, na última semana, um curso de capacitação para os profissionais de saúde que atuam dentro dos presídios.
“O grupo recebeu as instruções técnicas necessárias para realizar os testes rápidos. Somente as equipes que participaram das aulas teóricas e práticas estão capacitadas e autorizadas a fazer os exames, caso sejam demandados”, ressaltou Alyne.