
Um avião C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou na Base Aérea de Manaus às 18h45 desta segunda-feira (18) trazendo o primeiro lote de vacinas para o Amazonas. O Estado recebeu 256 mil vacinas do Ministério da Saúde e outras 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo, totalizando 306 mil doses de vacina contra a Covid-19.
As 306 mil doses que chegaram serão destinadas a 153 mil pessoas no primeiro momento porque serão aplicadas duas doses da vacina.
O Plano de Imunização do Governo do Estado do Amazonas será anunciado ainda nesta noite, durante uma solenidade no Centro de Convenções Vasco Vasquez. Na sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) foram disponibilizados três contêineres, dois deles para armazenamento na vacina e o terceiro seria para amostras.
O Estado adquiriu mais de 1,5 milhão de seringas e agulhas, que serão entregues pelo fornecedor até o dia 25 de janeiro. Além disso, há cerca de 440 mil seringas e agulhas em estoque para aplicação da vacina. A quantidade de doses ainda será divulgada pelo Governo.
A prioridade para receber as doses da vacina, nesse primeiro momento, são os profissionais da saúde e idosos que residem em instituições de longa duração.(Portal Marcos Santos)