O governador Wilson Lima recebeu ontem, sexta-feira (15), uma comitiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Yonsei, da Coreia do Sul, e da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté (Fapeti), de São Paulo, aonde foram discutidos os detalhes da parceria entre as instituições e o Governo do Amazonas para a operação de um navio-hospital que vai atender a população ribeirinha do município de Manacapuru e entorno.
De acordo com o projeto, o navio será equipado com novas tecnologias na área de saúde e de transmissão de informações online e vai facilitar o acesso a atendimentos da atenção básica, exames especializados e até cirurgias de média complexidade. A ideia é que ele funcione, também, como um projeto piloto de pesquisa na Amazônia.
Atualmente, o navio passa pelas últimas fases de preparação para começar a atender as comunidades. A Prefeitura de Manacapuru já está trabalhando na questão logística e no custeio do navio.
A reunião desta sexta-feira contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Universidade do Estado do Amazona (UEA), envolvidas no projeto. O professor Young-Ro Yoon, diretor de Projetos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Yonsei, convidou o governador para visitar o navio e conhecer o projeto. A equipe que deve trabalhar na embarcação já está em treinamento.
Para Wilson Lima, projetos como esse precisam ser acompanhados de perto e o estado, dentro da sua competência, fará o que for preciso para agilizar. Uma comissão foi criada para encaminhar o que for preciso e facilitar os trâmites necessários.
“É bom não só para Manacapuru, é bom para o estado. Tem investimento internacional e nós precisamos aproveitar. Saúde é prioridade também no interior e nós estamos abertos a projetos como esse. Vamos acelerar o que for necessário para que o navio hospital comece a funcionar e a atender quem precisa”, declarou o governador.