Em Manaus, mais de 90 supermercados são vistoriados para aferição do cumprimento de medidas do governo estadual

De janeiro até abril deste ano, as equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) realizaram vistorias em 92 supermercados e feiras da capital para verificar o cumprimento dos protocolos de segurança contra a Covid-19. No período, dez estabelecimentos foram autuados. As ações aconteceram em estabelecimentos localizados em 21 bairros da capital amazonense e tiveram como base denúncias da população.

Em uma das ações de maior impacto, as equipes que compõem a CIF apreenderam 120 quilos de carne estragada em um mercado no bairro Betânia, zona sul.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

No Santo Etelvina, na zona norte, 16 supermercados e mercadinhos alvos de denúncia foram supervisionados pela CIF. A maioria delas de aglomeração. Mas também há reclamações por falta de uso de máscaras por clientes e funcionários, além do descumprimento do distanciamento mínimo nas filas.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

Segundo o inspetor da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Sérgio Castelo, o principal objetivo das ações é evitar o grande fluxo de pessoas nas locações.

“Ao realizarmos as fiscalizações, deixamos as orientações nos estabelecimentos de como saber a temperatura dos alimentos e dos clientes ao entrarem nas lojas. Também orientamos quanto ao uso do álcool em gel e ao grande fluxo de pessoas nas filas do açougue, das padarias e lanchonetes. A nossa principal intenção é evitar grandes aglomerações dentro dos supermercados”, disse.

Na última fiscalização, realizada nesta segunda-feira (12/04), os fiscais não fizeram autuações, apenas orientações nos sete estabelecimentos visitados nas avenidas Cosme Ferreira e Autaz Mirim. Um dos locais foi a tradicional feira da Bola do Produtor, no bairro Novo Aleixo, zona leste. Na ocasião, os fiscais observaram as condições dos equipamentos e mercadorias dos comerciantes, mas não foi constatada nenhuma irregularidade.

As vistorias a estabelecimentos comerciais são denominadas CIF Comercial, e ocorrem em dias da semana, de manhã e à tarde. Os locais são definidos a partir de denúncias feitas pela população ao 190 e também a partir de levantamentos dos órgãos integrantes.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), participaram da CIF comercial desta quarta-feira (14/04) a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).