O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) lançou na última terça-feira (16/8), a sua candidatura ao cargo de deputado federal. O cargo pleiteado marca mais um desafio na trajetória política do vereador que recebe destaque por defender os direitos da população e repudiar os privilégios políticos existentes no poder Legislativo e Executivo municipal.
Ao comentar sobre a disputa eleitoral, o parlamentar afirmou que não irá usar recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão para custear sua campanha política. O Fundo Eleitoral é alimentado com dinheiro arrecadado dos impostos pelo governo federal e distribuído aos partidos políticos para financiar campanhas eleitorais. Este ano, o montante é de R$ 4,9 bilhões que deve ser dividido entre os 32 partidos políticos.
“Vou abrir mão dos recursos do Fundão! O dinheiro que financia partidos e campanhas vem do bolso do cidadão trabalhador e eu decidi não usar. Estou abrindo mão de recurso que poderia chegar até a um milhão de reais. Isso poderia decidir minha eleição mas após os Deputados e Senadores triplicarem o valor, decidi que não posso compactuar com isso. Usarei recursos próprios e de apoiadores para custear a minha campanha eleitoral! Estamos vivendo ainda uma pandemia de saúde e social e este dinheiro deveria ir para a população, não para campanhas”, declarou Rodrigo Guedes, que estará na coligação do Governador Wilson Lima.
Trajetória política
Rodrigo Guedes acumula uma vasta experiência política. Foi subsecretário de Juventude Esporte e Lazer entre março de 2010 até abril de 2016, retornou à pasta em janeiro de 2017 onde ficou até abril de 2018. Foi o idealizador do Programa Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação, Bolsa Idiomas, Política Municipal de Valorização do Estagiário, Programa Jovem Empreendedor, Semana da Juventude de Manaus e Projeto Arte com Lata de Grafite.
Também foi coordenador do Procon Manaus entre abril de 2018 até maio de 2019, Guedes atuou também, como secretário Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria entre maio de 2019 até abril de 2020, onde foi referência para a população de Manaus no combate aos preços abusivos dos combustíveis e autuou as concessionárias de serviços públicos de energia elétrica, água e saneamento, além das empresas de telefonia, entre outras demandas.(Assessoria do vereador)