SINDSEMP-AM: Servidores do MPAM participam de eleição simbólica para o cargo de Procurador-Geral

Na simulação Alberto Junior foi o mais votado/Foto Assessoria

Na sexta-feira (26), os servidores do Ministério Público do Amazonas participaram de uma eleição simbólica para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do órgão. Se tivesse validade oficial, o ato que foi promovido pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público – SINDSEMP-AM, teria elegido Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior (139 votos), Lilian Maria Pires Stone (120 votos) e Cley Barbosa Martins (104 votos).

Para o Presidente do Sindicato, Marlon Bernardo, “o resultado representa uma vontade dos servidores para a próxima eleição, que será realizada no dia 1º de setembro e que contará com os votos dos membros do MP para formar a lista tríplice a ser encaminhada ao Governador do Estado, autoridade responsável por escolher o próximo Procurador-Geral de Justiça no biênio 2022-2024”.

Ao longo do dia, a eleição simbólica promovida pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público – SINDSEMP-AM foi o principal assunto no órgão. De acordo com relatos obtidos, “nunca se viu uma eleição de servidores com tamanha repercussão na história institucional. A atmosfera de ansiedade pelo resultado final era facilmente percebida por todos”, relatou Marlon. Os servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas não possuem direito a voto na eleição principal e esta foi a forma que o sindicato encontrou de fazer com que a opinião dos servidores fosse expressada.

Marlon afirmou, ainda, que o ato é uma celebração da democracia: “Apesar de não termos direito a voto na escolha do PGJ, esta eleição simbólica representou um grande gesto de respeito pelo ideal de democracia plena. Além disso, os servidores puderam expressar sua vontade e seus anseios para o futuro do MP amazonense, enquanto profissionais e cidadãos”.

Na visão do sindicato, o próximo ciclo de gestão do Ministério Público guarda muitos desafios. Para os servidores do órgão, reformular o plano de cargos da categoria, efetivar direitos e ampliar o programa de teletrabalho são as principais demandas: “Temos hoje um dos piores planos de cargos dentre as Instituições com autonomia administrativa do Amazonas. Nossa carreira não é apenas lenta, ela é estática. Temos direitos reconhecidos e lutaremos para que sejam concretizados. Além disso, precisamos ampliar o teletrabalho no MP, de modo a superar as dificuldades logísticas do interior e o sinal precário de internet. São ações urgentes e inadiáveis que, se atendidas, farão com que nossa categoria seja devidamente valorizada e reconhecida. Dessa forma, faremos um Ministério Público diferente de tudo o que já se viu. Também somos cidadãos e nossa vocação é servir à população com motivação, respeito e qualidade nos serviços”, declarou Marlon Bernardo.

Resultado Final da Eleição Simbólica de Servidores:
1) ALBERTO RODRIGUES DO NASCIMENTO JÚNIOR – 139 votos – 63,76%
2) LILIAN MARIA PIRES STONE – 120 votos – 55,05%
3) CLEY BARBOSA MARTINS – 104 votos – 47,71%
4) WALBER LUIS SILVA DO NASCIMENTO – 92 votos – 42,20%
5) LUIZ ALBERTO DANTAS DE VASCONCELOS – 54 votos – 24,77%
6) GÉBER MAFRA ROCHA – 29 votos – 13,30%
7) EDINALDO AQUINO MEDEIROS – 15 votos – 6,88%