A Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição foi parcialmente interditada nesta sexta-feira (2), após uma das colunas que sustenta o mezanino, próximo a entrada principal, ameaçar cair.
Conforme comunicado oficial do pároco padre Hudson Ribeiro, ontem por volta das 16h30, uma das colunas próximas à entrada principal se movimentou e inclinou ameaçando desabar.
Eles achavam que a coluna era de concreto, porém viram que era de madeira. O Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) foi acionado e, ao avaliar o bem, solicitou que a Defesa Civil fosse imediatamente chamada.
Apesar do acionamento, o pároco informou que a coluna continuava a se movimentar e, com medo de desabar, o irmão do padre, que presta serviços para a Arquidiocese, chumbou dois perfis de ferro para evitar a queda total da coluna.
Quando a Defesa Civil chegou, por volta das 19h00, eles avaliaram o local e interditaram toda a entrada principal que sustenta o mezanino, além de solicitar o imediato escoramento de toda a área que, por hora, apresenta risco de desabar. Por enquanto, a área segue interditada.
O evento que ocorreria hoje (03) na Catedral, a acolhida de Dom Leonardo Ulrich Steiner, o Cardeal da Amazônia, está ameaçado de não acontecer. Porém, caso seja realizado, os participantes deverão utilizar as portas laterais do local.(Portal Marcos Santos)