A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com o apoio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), cumpriu, nesta quinta-feira (04/05), por volta das 07h00, mandado de prisão preventiva de Gilmar dos Santos da Costa, 35, que estava foragido da Justiça por envolvimento na morte de Diego Prestes de Almeida, que tinha 17 anos. O crime ocorreu no dia 16 de março de 2013, nas dependências de uma unidade hospitalar de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus.
O delegado Ricardo Cunha, titular da unidade especializada, informou que Gilmar juntamente com outros dois autores participaram do fato criminoso. Eles tiveram um desentendimento com a vítima, que ficou lesionada e foi encaminhada ao hospital, mas posteriormente os infratores invadiram o local e mataram Diego com uma arma branca.
“Na época, todos os indivíduos foram presos em flagrante e, posteriormente, passaram a responder em liberdade, no entanto, Gilmar fugiu do município em 2019 e passou a morar em Manaus, e não respondeu mais o processo naquela comarca, motivo pelo qual teve sua prisão preventiva decretada”, explicou Cunha.
Ainda conforme o delegado, a equipe da DEHS recebeu denúncias sobre o paradeiro de Gilmar em Manaus, por meio da Seai, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Com base nisso, os policiais foram até o bairro São José Operário, zona leste, e cumpriram a ordem judicial.
Procedimentos
Gilmar responderá por homicídio e ficará à disposição do Poder Judiciário.