Garantido e Caprichoso arrastam multidões pelas ruas de Parintins na festa de São João

Foto: Divulgação

Por Peta Cid Especial para o Portal do Marcos Santos…

As imagens registradas dos céus e por toda a Ilha revelam o tamanho da paixão que divide a multidão apaixonada pelos bois de Parintins. Garantido e Caprichoso arrastaram milhares de torcedores pelas ruas da cidade, neste sábado (24), na festa de São João. Metade da paisagem da ilha se vestiu de azul e branco para brincar com o Caprichoso nas ruas da área de Baixo da cidade que literalmente ficou tomada de torcedores.

Nas ruas de cima o mar vermelho tomou conta a partir da Baixa do São José, de onde saiu o cortejo encarnado, após a reza da ladainha no antigo curral. É tradição pagar as promessas da família Monteverde.

O Caprichoso, seus vaqueiros e lanças coloridas, saíram do curral Zeca Xibelão, na rua Gomes de Castro, por volta de 22h. Com chifres tradicionalmente enfeitados com papel de seda nas cores azul e branca, o azul relembrou os antigos torcedores que cultuavam a brincadeira, saindo às ruas da cidade.

Foi uma noite memorável para os dois bumbás, reafirmando a tradição do povo de Parintins. Os destaques ficaram por conta do coro das multidões que se ouvia ao longe cantando antigas toadas e aquelas que caíram no gosto popular no festival 2023.

Do lado vermelho o povão enchia os pulmões para cantar a toada “Treme Terra”. “Vai conhecer meu treme terra O meu tambor de guerra Só quero avisar Pra se preparar É bem melhor sair da frente Batuqueiro bota quente E o povo é perrexé É foguete e não tem ré!” No Caprichoso, a multidão ia à loucura com o refrão da toada “ Pode Chamar” que é a sensação deste ano.

“Abre um sorriso E abraça quem tiver do seu lado E segura na mão dela

E junto com a galera Sai do chão!

E deixa essa camisa azulada Molhada de suor No tambor vem a pancada Vai balançar, extravasar Caprichoso é meu boi É meu, é teu, de quem quiser!

” A brincadeira entrou madrugada adentro e só acabou neste domingo (25), com centenas de torcedores de alma lavada por mais uma festa vibrante e emocionante.

Pelas ruas, um número incontável de triciclos enfeitados coloriram a volta pra casa dos fanáticos apaixonados.(Peta Cid, Portal Marcos Santos)