O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou em coletiva de imprensa que a dragagem do trecho do rio Amazonas, próximo ao município de Itacoatiara, na Costa do Tabocal, inicia nesta sexta-feira (20). A medida é necessária para a entrada de insumos e o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), que têm sido dificultadas pela estiagem.
“[A dragagem] é importante pois esse é o trecho que está dificultando passagem de navios que trazem insumos para a Zona Franca e tambem a saída de produtos acabados”, disse o governador.
O início dos trabalhos deve ter a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Wilson Lima também informou que deve se reunir amanhã (18), em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e outros ministros que acompanham a situação de seca extrema do Amazonas. Segundo o governador, será apresentado o status atual do Amazonas em meio à estiagem e as ações já realizadas. O vice-presidente deve fazer outros anúncios relacionados ao tema durante o encontro.(Portal Marcos Santos)