A iniciativa busca orientar prestadores de serviço turísticos para garantir segura…
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou, nesta sexta-feira (19/01), uma ação integrada de orientação nos meios de hospedagem do Centro de Manaus. A iniciativa busca identificar se os prestadores de serviço turísticos exercem a atividade de forma regularizada, atualizando dados e cadastrando novos empreendimentos, além de apresentar as campanhas de sensibilização desenvolvidas pela instituição.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destaca que a ação está dentro de uma série de atividades realizadas periodicamente pela pasta e faz parte da estratégia do Governo do Estado para garantir segurança, comodidade e bom atendimento ao visitante durante sua estadia no Amazonas.
“Essa é uma ação de fiscalização e conscientização realizada pelo Governo do Estado, encabeçado pela Amazonastur em parceria com outros órgãos, para que a gente tenha a certeza de que o turista, ao chegar na nossa cidade, esteja descansando em um estabelecimento regularizado, que cumpra todos os requisitos legais para o melhor atendimento e para a segurança das pessoas que estão ali hospedadas”, disse Ribeiro.
A Amazonastur atua em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Polícia Turística da Polícia Militar (Politur), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Vigilância Sanitária (Visa), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, essa colaboração é fundamental para incentivar o ramo do turismo e garantir que todos os consumidores tenham seus direitos respeitados.
“Muitas leis estaduais, vêm empresários de fora abrir negócios aqui, não tem muito conhecimento, a gente tem esse papel de orientar e desenvolver as atividades econômicas de forma conjunta, que é o objetivo do Governo do Estado, do governador Wilson Lima. Então, o Procon busca ajudar a Amazonastur e demais pastas nesse processo de desenvolvimento do turismo”, ressalta o titular.
Durante a atividade, a equipe técnica da Amazonastur orienta os prestadores de serviços turísticos a se regularizarem no sistema Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. Também é reforçada as campanhas de “Nunca Toque. Observe”, de proteção aos animais silvestres no turismo e de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
De acordo com o Departamento de Turismo da Amazonastur, a ação integrada, iniciou na última segunda-feira (15/01) e se estendeu até esta sexta-feira, visitando cerca de 30 prestadores de serviço turísticos, em vários pontos da cidade, principalmente do segmento de hotelaria.
Para a empresária de turismo e hotelaria, Claudia Mendonça, a iniciativa da Amazonastur ajuda no mercado de hotelaria na cidade e reforça a importância de oferecer um melhor serviço ao cliente.
“É super importante essa ação, principalmente que todos estão juntos, que é para justamente aprimorar o nosso setor. Saber que existem tipos de hospedagens capacitadas para receber os nossos clientes, os nossos turistas que querem conhecer a nossa cidade”, finaliza Claudia.