Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, durante a sessão plenária da última terça-feira (30), parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) ao projeto de lei 251/2018, de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), que dispõe sobre o atendimento diferenciado para portadores de diabetes no município de Manaus, após o que o projeto seguirá para análise na Comissão de Saúde (Comsau).
O projeto de lei prevê que os hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios de coleta de sangue, públicos e privados, credenciados ou não à rede municipal de saúde, devem dar prioridade aos pacientes portadores de diabetes mellitus, que estejam em jejum total, esperando para coletar sangue a fim de realizar exame médico.
O vereador defende que as pessoas portadoras de diabetes não podem permanecer muito tempo sem se alimentar e por isso precisam ser atendidos com prioridade. “É necessário que as pessoas que tem necessidades diferenciadas tenham essas necessidades atendidas. Estamos propondo que o atendimento seja organizado, de forma a permitir que essas pessoas tenham prioridade e evitar que tenham problemas por ficarem muito tempo sem se alimentar”, defende.