A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Henrique Brasil, titular do 23° Distrito Integrado de Polícia (DIP), falou na manhã de hoje, sexta-feira (3/5), durante coletiva de imprensa realizada às 11h00, no prédio da unidade policial, sobre a prisão em flagrante de Michel Wadson Oliveira de Souza, de 36 anos, por corrupção ativa. Conforme a autoridade policial, o infrator ofereceu R$ 3 mil aos policiais civis do 23º DIP para que um mandado de busca e apreensão não fosse cumprido na casa dele e, também, para não ser preso.
De acordo com Brasil, a prisão do infrator ocorreu na tarde de terça-feira (2/5), por volta das 12h30, na casa de Michel, situada na rua Peritiba, loteamento João Paulo, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital, durante diligências realizadas pela equipe do 23° DIP com o objetivo de elucidar roubos e furtos de objetos do interior de veículos. Os crimes vinham ocorrendo no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
“Chegamos até Michel por meio de imagens gravadas entres os meses de fevereiro e abril deste ano, por câmeras de segurança. Elas mostram o infrator utilizando um dispositivo conhecido como ‘Chapolin’, que impede o acionamento de alarmes e travas eletrônicas de veículos, para cometer os delitos. Imediatamente representei à Justiça o pedido de busca e apreensão para a casa dele e da prisão preventiva do infrator, porém o pedido de prisão foi negado pelo Poder Judiciário”, informou Brasil.
A ordem judicial de busca e apreensão foi expedida na última segunda-feira (29/4), pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, da 1ª Vara Criminal. O titular do 23° DIP explicou que, durante as buscas na casa do infrator, os policiais civis encontraram bolsas, relógios, joias, além de outros pertences pessoais das vítimas. Todos provenientes de furto. No imóvel os policiais civis apreenderam, ainda, três “Chapolins”.
Henrique Brasil relatou que, durante a ação policial, Michel ofereceu aos policiais civis R$ 3 mil para que não fosse preso, sem saber que não havia mandado de prisão preventiva expedido em nome dele.
“Após Michel entregar a quantia à equipe, ele acabou preso em flagrante por corrupção ativa. Apreendemos todos os pertences pessoais encontrados na casa dele, os três ‘Chapolins’, dois carros, sendo um da montadora GM, marca Ford, modelo Fiesta, de cor prata, e um da montadora Fiat, modelo Palio, utilizados pelo infrator para cometer os crimes”, disse.
Crimes – O titular do 23º DIP destacou que Michel já atua no furto de veículos desde 2014. A autoridade policial destacou que, após a prisão dele, os policiais civis conseguiram identificar 14 pessoas que tiveram os pertences furtados ou roubados pelo elemento. O delegado ressaltou ainda que Michel já foi preso, em 2016 e 2018, pela prática de roubo e furto.
Flagrante – Michel foi autuado em flagrante por corrupção ativa. Ele também será indiciado pela autoria de 12 furtos e dois roubos. Ao término dos procedimentos cabíveis no 23° DIP, ele será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus.
FOTOS: Erlon Rodrigues / PC-AM