AM: Educadores da rede estadual participam de formação presencial sobre o Novo Ensino Médio

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

As atividades são baseadas nas Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) específicas da região amazônica…

Em parceria com o Instituto Iungo, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar oferece, até quarta-feira (26/06), uma formação presencial sobre a trilha “(Re) Conhecendo as Particularidades Amazônicas”, tema de um grupo de Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) já existentes no Novo Ensino Médio (NEM) da rede estadual. O momento é destinado para professores, profissionais do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan) e assessores técnicos das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação (CDEs e CREs).

Com o objetivo de aprofundar aprendizagens em duas ou mais áreas do conhecimento, as UCAs integram os Itinerários Formativos do NEM. Mais de 270 professores de todo o Amazonas já estão, desde março, acompanhando as atividades de formação da “(Re) Conhecendo as Particularidades Amazônicas”. Com final previsto para julho, a ação agora chegou na fase presencial.

“São três dias de atividades. Na segunda-feira (23/06), estivemos em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), com o corpo docente e discente de duas escolas estaduais. Agora, o contato é direto com os professores cursistas, para ajustar as últimas etapas da segunda temporada de UCAs na rede estadual, depois das férias escolares”, destacou a coordenadora do Cepan Digital, Silvana Barreto, que intermedia as formações do Instituto Iungo.

A atividade acontece com a presença de mais de 100 professores, no auditório do Cepan, localizado na sede da Secretaria de Educação, zona sul de Manaus. Professores dos municípios do interior receberam as formações por meio da ferramenta Google Meet, ministradas pelos profissionais do Instituto Iungo.

Parceria

Com uma equipe de formadores presencialmente em Manaus, o Instituto Iungo traz como dinâmicas de formação oficinas de aprendizagem e a construção de materiais didáticos e pedagógicos para apoiar os educadores. Desde 2021, seis cursos já foram ministrados pelo Instituto, alcançando milhares de docentes da rede estadual para as práticas do Novo Ensino Médio.

“Para o Instituto, o conhecimento é um bem público, por isso nossa inclinação para parcerias com Secretarias de Educação em todo o país. Iungo em latim significa “unir em pares”, e os frutos das nossas atuações colaborativas têm sido marcantes para professores, gestores e demais corpo docente”, compartilhou Alcielle dos Santos, diretora de Educação do Instituto Iungo.

Aprendizado em sala

Presente na atividade formativa, o professor da disciplina Projeto de Vida na Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana, zona norte da capital, Wallex Dumont, falou sobre a experiência de poder aprimorar seus conhecimentos em uma UCA com especialidade amazônica.

“O Novo Ensino Médio traz novas possibilidades para os estudantes, os preparando não só para o mercado de trabalho, mas para a vida. É muito importante debater na escola a riqueza cultural da nossa região e fico feliz de me capacitar para isso”, destacou o professor.

Em 2024, a rede estadual de ensino conta com 50 UCAs disponíveis na grade curricular, alcançando alunos de 2ª e 3ª série do Ensino Médio em todo o Amazonas.