Em cerimônia nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, a ministra foi condecorada com a Medalha do Mérito Industrial em reconhecimento ao trabalho da pasta no desenvolvimento da indústria da saúde…
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi homenageada com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro, concedida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense. A condecoração reconhece sua contribuição para o desenvolvimento da indústria da saúde no Brasil. A homenagem ocorreu nesta segunda-feira (16), durante a reunião da diretoria plena da Firjan, que contou com a presença do presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvêa, e do presidente do conselho empresarial de relações internacionais, Rodrigo Santiago.
Durante o evento, foram apresentadas as perspectivas econômicas do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), destacando o papel estratégico na promoção da saúde pública e da inovação no setor. O presidente da Firjan destacou o trabalho de Nísia Trindade à frente da pasta da Saúde, antes de concedê-la a honraria. “Seu exemplo, ministra, é fundamental para todos nós, especialmente aos que desejam seguir na vida pública de forma verdadeira, com o objetivo de servir ao Estado, à sociedade e ao ser humano, buscando reduzir as desigualdades sociais no Brasil. Por tudo o que você fez e continua fazendo, é uma honra conceder-lhe a Medalha do Mérito Industrial de 2024. Parabéns”, disse Gouvêa.
A ministra da Saúde agradeceu o reconhecimento e reforçou seu compromisso com o avanço das políticas públicas e o desenvolvimento da ciência. “Além de me sentir honrada, acredito que este é um momento importante, no qual diversos caminhos se cruzam, envolvendo instituições e pessoas. Quero expressar meu agradecimento e compromisso em continuar contribuindo para a ciência e a saúde pública, alinhada às ideias que compartilhamos, e ao papel que desempenho como ministra da Saúde. A saúde não é apenas uma prioridade social, dada a desigualdade no país, mas também um vetor para o desenvolvimento econômico sustentável”, assegurou a ministra. Ela estava acompanhada do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha.
Além de Nísia, a Firjan também homenageou hoje Carla Christina Fernandes Pinheiro, presidente da Art Lev Design de Joias e da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado (Ajorio), que atua na Firjan liderando o Conselho Empresarial de Mulheres.
O Complexo Industrial da Saúde
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/deceiis
O Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no Brasil desempenha um papel estratégico na economia nacional. Em 2019, o consumo de bens e serviços de saúde no país atingiu R$ 711 bilhões, o equivalente a 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB), consolidando o setor como uma das principais forças econômicas do Brasil.
O Ceis não apenas impulsiona a economia, mas também é um importante gerador de empregos. Atualmente, o setor emprega cerca de 3,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada, reforçando sua relevância social e econômica. O Rio de Janeiro se destaca como o terceiro maior mercado de trabalho no setor da saúde, com 8,6% dos empregos formais ligados ao complexo industrial da saúde.
As atividades do complexo industrial abrangem toda a cadeia produtiva, desde o elo industrial até a prestação de serviços de saúde, consolidando o Brasil como um dos maiores consumidores e produtores de saúde globalmente.
Homenageados em 2024
A medalha foi entregue em maio último, durante as comemorações pelo Dia da Indústria. Criada em 1965, a honraria reconhece personalidades e empresários que se destacam por sua atuação nos cenários político, econômico e social. Na 54ª edição da condecoração, foram homenageados seis empresários e três indústrias que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da indústria no Rio de Janeiro e no restante do país. Devido a compromissos de agenda, Nísia Trindade não pôde comparecer à cerimônia em maio e recebeu nesta segunda (16).
Entre os homenageados estavam o presidente da Abinam e Sindinam, com mais de 35 anos de experiência no setor de águas minerais naturais, Carlos Alberto Lancia; o vice-presidente de Relações Institucionais da Volkswagen, com atuação na Anfavea, Marco Antônio Saltini; e Francisco Roberto de Siqueira, fundador da Siqueira Engenharia, que foi fundamental para a verticalização de Campos dos Goytacazes (RJ). (Edjalma Borges/Ministério da Saúde/SECOM/PR)