Em visita técnica realizada ao recém criado Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o vereador Diego Afonso (PDT), acompanhado dos vereadores Rosivaldo Cordovil (Podemos) e Bessa (SD), que também fazem parte da Comissão de Transportes, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (COMTMUA) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), reuniram-se com o Superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Diretor Interino da IMMU, Coronel Franclides Ribeiro, para debater a situação do trânsito e articular soluções para a mobilidade urbana, na manhã da quinta-feira (16).
Para o vereador Diego Afonso (PDT), a situação da mobilidade urbana deve ser acompanhada de perto pelos parlamentares. “É preciso que busquemos alternativas que de fato melhorem a qualidade do transporte na nossa cidade. A parceria entre o público e o privado é uma alternativa para que a população receba um serviço de qualidade, com ônibus novos e rotas atendidas”, declarou o parlamentar.
Durante a reunião, os parlamentares discutiram a possibilidade de sediar uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Manaus, para discutir com todos os órgãos responsáveis, empresários e sindicatos a questão do trânsito de caminhões containers dentro dos bairros, que se configura como um perigo iminente para a população.
Dentre os assuntos discutidos, estão a questão da desburocratização dos modais (táxi, moto táxi, frete, entre outros), relatório mensal das ações sobre a manutenção dos transportes coletivos, visita técnica aos terminais de ônibus para verificar as condições e sobre a fixação de horário para o transporte de carga pesados nas vias da cidade.
Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)
O instituto é responsável por otimizar as políticas de mobilidade envolvendo trânsito e transporte, na capital. Possui competências para elaborar, coordenar, executar e gerir as políticas públicas direcionadas ao trânsito em Manaus, especialmente para o pleno exercício do poder de polícia administrativa dos setores que estão sob sua gerência.
É responsável ainda por coordenar e fiscalizar o trânsito no âmbito do Município de Manaus, promovendo, inclusive, a autuação e a aplicação das medidas administrativas cabíveis, quando da ocorrência de infrações das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, além de analisar e autorizar os pólos geradores de tráfego com vistas à adequação de projetos viários, sinalização de trânsito, visando à melhoria do sistema.