
Condecoração foi entregue durante Encontro Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, em Manaus…
A contribuição à saúde do Amazonas da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, que dá nome à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foi celebrada, de forma póstuma, nesta quarta-feira (23/04), com a entrega da medalha “Mérito de Proteção e Defesa Civil Dra. Rosemary Costa Pinto”.
A honraria foi concedida pela Defesa Civil do Amazonas, em solenidade realizada durante a abertura do Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus.
A homenagem póstuma destaca o protagonismo de Rosemary na saúde pública do Amazonas, especialmente no enfrentamento da pandemia de covid-19. O evento contou com a participação virtual do governador do Estado, Wilson Lima, que também foi um dos homenageados, além de representantes de instituições de defesa civil.
Durante a solenidade, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, foi uma das agraciadas com a medalha. “É uma grande emoção saber que o legado de ‘Dra. Rose’, como era carinhosamente chamada por nós, tem se espalhado por diversos tipos de instituições. ‘Dra. Rose’ merece ser lembrada por tudo o que fez pela prevenção de doenças no Amazonas”, destacou Tatyana.
Em nome da família, as filhas de Dra. Rosemary participaram da cerimônia e expressaram gratidão pela homenagem. “Tudo o que ela representa permanece vivo, inspirando e fazendo a diferença”, disse Monica Barros. Já Camila Pinto, emocionada, ressaltou: “Ela permanece como uma fonte de inspiração e tenho muito orgulho pela mulher extraordinária que foi. Esta medalha é só mais uma forma de eternizar sua perene preocupação com o próximo”.
‘Dra. Rose’
Rosemary Costa Pinto foi uma referência nacional em vigilância em saúde. Em reconhecimento ao seu trabalho, a Fundação passou a adotar seu nome oficialmente desde 6 de julho de 2021. Conhecida como “Dra. Rose”, dedicou 25 anos de sua carreira ao controle de surtos e epidemias no Amazonas. Foi diretora-presidente da FVS-RCP entre 2019 e 2021, período em que liderou o combate à pandemia de covid-19 até poucos dias antes de 22 de janeiro de 2021, quando morreu, aos 61 anos, por complicações de covid-19.
Além desta recente homenagem, Rosemary já havia recebido a medalha da Ordem do Mérito do Governo do Amazonas e o Diploma de Honra ao Mérito do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), ambos em 2020, pelos relevantes serviços prestados ao povo amazonense durante a pandemia.(FOTO: Anne Alves/FVS-RCP, Alex Pazuello/Secom)