CULTURA/GARANTIDO é campeão do Festival de Parintins 2025 e chega ao seu 33° TÍTULO

Texto: Peta Cid – Garantido vence o Festival/ Especial para o Portal do Marcos Santos/LR Notícias)

O Boi Garantido é o campeão do 58° Festival Folclórico de Parintins, conquistando seu 33° título, quebrando um jejum de cinco anos sem comemorar um título, dois da pandemia e três anos conquistados pelo boi Caprichoso.

A conquista para o boi da Baixa do São José foi comemorada após três noites de garra e tradição na arena do Bumbódromo. O Garantido celebrou em três noites a temática “Boi do Povo, Boi do Povão.

As notas foram lidas pelo presidente da comissão de jurados, João Francisco Kleba Lisboa, antropólogo e professor, na tarde desta segunda-feira, 30, durante apuração no Bumbódromo. Os presidentes dos bois e fiscais acompanharam a apuração. O boi vermelho e branco somou 1.259 pontos, contra 1.257,7 do Caprichoso.

O título motivou uma festa grandiosa pelas ruas de Parintins e na Cidade Garantido que ficou lotada de torcedores. Lágrimas e gritos de felicidade ecoaram por toda a cidade, especialmente na parte de cima da ilha de Parintins, nos redutos do vermelho e branco.

O vice-presidente do Garantido, Marialvo Brandão, parabenizou a nova geração de artistas que sempre passava energia positiva para garantir que o boi seria campeão. “Apesar de todos os sacrifício a vitória chegou e convido todos os artistas pra que nós possamos ir pro nosso curral comemorar que a festa não tem hora pra acabar”, convidou.

Caprichoso abandona apuração

Tão logo começou a apuração da segunda noite, o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, abandonou a apuração cobrando respeito da comissão de jurados. Dois jurados foram denunciados pelo Caprichoso, Marcos dos Santos Moreira e Hylnara Anny Vidal Oliveira, por ligação com integrantes do Garantido, mas a comissão de jurados não considerou.

Os dois permaneceram como julgadores e exatamente eles despontaram todos os itens do Caprichoso.

Rossy foi acompanhado da nação azul para o curral Zeca Xibelão e disse que vai a justiça pedir a anulação do julgamento, culpando a comissão organizadora por permitir a permanência de julgadores com ligação direta com o boi Garantido.

Rossy disse que o Caprichoso respeita os patrocinadores e não aceita que manchem o nome de Parintins com esquemas de jurados.

Texto: Peta Cid – Especial para o Portal do Marcos Santos/LR Notícias)