SAÚDE/SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS

Reunião da Coremu/ SES-AM: Foto-Evandro-Seixas-AM

Encontro marca a organização de diretrizes e a posse da nova composição da Coremu…

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta segunda-feira (03/11), reunião de Programas de Residência do órgão. O encontro, promovido pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da SES-AM, teve como objetivo alinhar diretrizes e fortalecer a integração entre os programas vinculados à secretaria.

O encontro, no auditório Englantina Rondon, na sede da secretaria, reuniu coordenadores, docentes, tutores e preceptores das residências uni e multiprofissionais em saúde. A programação incluiu o alinhamento conceitual sobre o funcionamento da Coremu e dos Programas de Residência da SES-AM, a eleição da nova composição da comissão e a 1ª reunião ordinária dos novos membros.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o fortalecimento das residências é uma das prioridades da gestão, por representar investimento direto na formação e valorização dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A residência é um espaço de aprendizado em serviço, que transforma realidades. É ali que os futuros especialistas vivenciam a rotina da rede, contribuem com a assistência e se formam dentro dos princípios do SUS. A SES-AM continuará apoiando essas iniciativas, que garantem qualidade no cuidado e desenvolvimento profissional aos nossos servidores e residentes”, enfatizou a secretária.

Em seu discurso de abertura da reunião, o coordenador da Coremu, Davi Araújo da Cunha, ressaltou a importância do momento para o fortalecimento das políticas de formação em saúde. “A comissão é uma instância essencial para a qualidade dos programas de residência e para o fortalecimento da educação em serviço. É por meio dela que garantimos o acompanhamento, a avaliação e a integração das ações formativas na rede estadual de saúde”, afirmou.

A gerente de Educação na Saúde e Humanização do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-AM, Francileide Bindá, apresentou o funcionamento da comissão e reforçou as atribuições dos docentes, tutores e preceptores no processo. “Este é um espaço de construção coletiva. Cada profissional tem um papel fundamental na consolidação da residência como estratégia de qualificação da assistência e valorização do trabalho em saúde”, destacou.

Ao final da programação, foi realizada a 1ª reunião ordinária da nova composição da Coreme, com pauta voltada à análise de novos programas e à revisão do regimento interno. A reunião também marcou a eleição dos novos membros, colegiado com caráter deliberativo que coordena, articula e supervisiona os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

Nova composição

A nova composição da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde foi eleita para o biênio 2025, conforme a Portaria nº 645/2025-GAB/SES-AM, de 3 de novembro de 2025.

A coordenação geral passa a ser exercida por Davi Araújo da Cunha, tendo como vice-coordenadora Janaína Braga Maciel. A Secretaria Executiva será conduzida por Taís Cirino Apolinário de Souza.

A comissão também é composta por representantes das coordenações dos programas, tutores, preceptores e gestores locais de saúde, de acordo com a Resolução nº 1 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Entre os programas vinculados à Coreme/SES-AM estão o Programa Multiprofissional em Saúde da Mulher, coordenado por Janaína Braga Maciel, e o Programa Uniprofissional em Enfermagem – Neonatologia, sob coordenação de Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama. A comissão tem papel estratégico na gestão e supervisão das residências multiprofissionais e uniprofissionais no âmbito da rede estadual de saúde, fortalecendo a formação de profissionais e a integração ensino-serviço.

Programas de Residência

As residências integram o processo de especialização em serviço, promovendo a atuação prática supervisionada em diferentes áreas da atenção à saúde

A Coremu da SES-AM abrange as áreas de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, conforme a Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012, além das áreas de Física Médica e Saúde Coletiva, incluídas posteriormente.

Já a Comissão de Residência Médica (Coreme) é responsável pela coordenação dos programas de Residência Médica em Psiquiatria Geral e Psiquiatria Forense, voltados à formação de especialistas e ao fortalecimento da rede estadual de atenção em saúde mental.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, os programas de residência contribuem diretamente para o aprimoramento das práticas assistenciais e para a consolidação das políticas públicas de saúde no Estado. “As residências representam a ponte entre a teoria e a prática. Elas fortalecem o aprendizado, ampliam o olhar dos profissionais e se refletem no cuidado humanizado prestado à população amazonense”, afirmou.(FOTO: Evandro Seixas / SES-AM)