As fases marcantes e atuais do artista plástico Jair Jacqmont farão parte da exposição “Jacqmont – Retrospectiva 2019”, que ocupará duas galerias no Palacete Provincial, a partir de hoje, quinta-feira (06), com inauguração às 19h00. A mostra, que tem realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), fica aberta ao público até 31 de julho, com entrada gratuita.
A exposição é composta de quadros que ocuparão as galerias Manoel Santiago e Jozé Bernardo Michiles, representando as múltiplas fases do artista. Também fazem parte da exposição duas instalações de Jacqmont que ficarão localizadas nas laterais do Palacete.
“Minha trajetória é muito longa, e para celebrar todas estas fases, montamos esta exposição para realizar esta retrospectiva. São fases do Clube da Madrugada, posteriores ao Clube e também atuais. O rio Amazonas está presente em todas elas”, declara.
Com mais de 50 anos de carreira, Jair Jacqmont é um dos grandes nomes da arte no Amazonas. Formado em cursos de pintura (Museu da Arte Moderna-RJ), serigrafia (Parque Lage-RJ), curadoria (Funarte-RJ), o artista tem, entre os destaques de sua trajetória artística, a participação no Clube da Madrugada, grupo influente na cultura do Estado; o desenho do altar do Papa João Paulo II, na década de 1980; o projeto e desenho da Berlinda de N.S. da Conceição, na Catedral de Manaus; além de diversas exposições por todo o país.
“Toda a minha arte tem a influência do Amazonas e da Amazônia, assim como a pesquisa sobre a floresta. São paisagens abstratas sobre as nuvens e as chuvas sobre o rio, tudo que envolve esse cenário. A Amazônia é minha inspiração, meu pano de fundo, meu laboratório”, destaca Jacqmont.
O Palacete Provincial fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 09hoo às 17h00, e aos sábados e domingos, das 09h00 às 14h00.