POLÍTICA/ALEAM abre 2026 com balanço e metas do Legislativo

Concurso publico inclusão sensorial apoio ao interior e fortalecimento-institucional-marcaram-a-primeira-Sessão Plenaria do ano/Foto-Herick Pereira

A Assembleia Legislativa do Amazonas abriu o ano legislativo de 2026 com um balanço das ações da gestão e a apresentação de metas para o período. Na primeira sessão plenária ordinária, realizada nesta quarta-feira (4), o presidente da Casa, o deputado estadual Roberto Cidade, destacou a conclusão do concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas, os avanços na política de inclusão, o apoio técnico aos municípios do interior e o fortalecimento da articulação institucional no Estado.

Entre os anúncios, o parlamentar confirmou a divulgação da lista definitiva dos aprovados no concurso público da Aleam, prevista para esta quinta-feira (5). Segundo ele, o processo cumpre todas as etapas legais e permitirá o início das convocações de novos servidores para a Casa Legislativa.

No campo da inclusão social, foi ressaltada a atuação do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, inaugurado em dezembro de 2025. A iniciativa posiciona a Aleam como a segunda Casa Legislativa do país a ofertar atendimento especializado a pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento. Em pouco mais de um mês de funcionamento, o espaço realizou 1.625 atendimentos a crianças de até 14 anos com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras condições. A gestão informou ainda que vagas remanescentes serão abertas ao público externo, ampliando o alcance do serviço.

Para 2026, também foi anunciada a ampliação das atividades do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), com expectativa de recorde de participação de vereadores e parlamentares do interior na edição prevista para abril. O objetivo é fortalecer o Legislativo nos 61 municípios, com capacitação e integração institucional.

Outro eixo destacado foi a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI). Desde o início da atual presidência, o centro concluiu a revisão de 25 leis orgânicas e 18 regimentos internos municipais, além de manter outros processos em andamento. A atualização normativa busca modernizar políticas públicas, dar segurança jurídica aos parlamentos locais e melhorar o atendimento à população.

No encerramento, a Mesa Diretora reafirmou posições históricas do Legislativo estadual, como a defesa da BR-319 para reduzir o isolamento logístico do Estado, a manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus e um olhar permanente para os desafios urbanos da Manaus. A sessão marcou o início oficial dos trabalhos parlamentares de 2026 com a agenda focada em institucionalidade, inclusão e desenvolvimento regional.(Portal arco Santos/LR Notícias/FOTO: Herick Pereira)