Início Polícia CIDADE/MOTIM em unidade prisional da PM termina após ação de tropa de...

CIDADE/MOTIM em unidade prisional da PM termina após ação de tropa de choque na BR-174

Quatro agentes foram mantidos como reféns durante revolta que-teria-começado-apos-mudanças-nas-regras-de-visitacao-e-restrições-internas: Foto-Reprodução

Um motim envolvendo policiais militares que estão presos na Unidade Prisional da Polícia Militar (UPPM), localizada no quilômetro da BR-174, na zona rural de Manaus, foi encerrado durante a madrugada desta quarta-feira (2). A unidade voltou a ser controlada pelas forças de segurança por volta de 01h30.

A rebelião começou na tarde de terça-feira (1º), quando os detentos se revoltaram contra mudanças nas regras da unidade. Durante o tumulto, quatro policiais que trabalhavam na segurança do local foram rendidos e mantidos como reféns.

A situação mobilizou equipes especializadas da Polícia Militar do Amazonas. O 1º Batalhão de Choque foi responsável pela intervenção que resultou na retomada do controle da unidade.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e pela Polícia Militar, não houve registro de feridos durante a operação.

Os quatro agentes que estavam sob poder dos detentos, sendo um major e três soldados, foram retirados do local e receberam atendimento após o fim da ocorrência.

Motivos do motim

A mobilização dos policiais presos teria sido provocada principalmente pela mudança no calendário de visitas. O dia destinado aos encontros com familiares teria passado de domingo para sexta-feira.

Além da alteração na visitação, os internos também estariam insatisfeitos com a retirada de benefícios ou regalias existentes anteriormente na unidade. Não foram detalhadas quais medidas teriam sido suspensas.

A UPPM foi destinada exclusivamente à custódia de policiais militares presos. A unidade funciona nas instalações que anteriormente abrigavam a Penitenciária Feminina de Manaus, nas proximidades do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Transferência de policiais

O episódio ocorreu aproximadamente quatro meses depois da transferência de policiais militares para a nova unidade. Em 12 de maio, 71 PMs foram levados para o espaço em uma operação que envolveu o Ministério Público do Amazonas, a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A mudança provocou manifestações de familiares dos detentos, que chegaram a se reunir em frente ao antigo Núcleo Prisional da Polícia Militar, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na zona norte da capital.

Na época, os familiares questionaram a transferência e alegaram preocupação com as condições de segurança dos policiais custodiados na nova unidade da BR-174.

Mudança ocorreu após fuga

A criação da UPPM na BR-174 ocorreu depois da fuga de 23 policiais militares presos no antigo núcleo da corporação, registrada em fevereiro deste ano.

A ausência dos detentos foi identificada durante uma vistoria de rotina. Parte dos policiais retornou por conta própria, e a situação foi normalizada no dia seguinte.

O caso passou a ser investigado e resultou na prisão de policiais suspeitos de facilitar a fuga. O então responsável pelo núcleo, o ex-major Galeno Edmilson de Souza Jales, também foi preso e posteriormente excluído da corporação.(FONTE: Motim UPPM/FOTO: Reprodução)