
Um título para marcar a história do boi Caprichoso foi conquistado nesta segunda-feira (01/07) com o tricampeonato do azul e branco, após três apoteóticas apresentações 57° Festival Folclórico de Parintins.
O bumbá recebeu 1.259,3 pontos, contra 1.259,2 do boi Garantido, apenas um décimo de diferença.
As notas foram lidas pelo presidente da comissão de jurados, o antropólogo José Roberto Ferreira Brandão, na tarde desta segunda-feira, 01, em apuração realizada no Bumbódromo.
Na primeira noite o Caprichoso recebeu 419.8 pontos e o Garantido 419.7 pontos, um décimo a mais para o azul e branco. Ambos empataram em 20 itens nesta noite, mas o Caprichoso ganhou por 1 decimo em alegoria.
Na segunda noite e na terceira noite de novo empate.
Raízes
O boi azul levou para a arena do Bumbódromo três espetáculos grandiosos falando de suas raízes, tradições e saberes. Com alegorias exibindo acabamentos incríveis e muita criatividade por parte dos artistas, o bumbá festejou o título triunfando pela cultura.
O Caprichoso brincou de boi, celebrou a sua tradição, seus fundadores e donos, a ancestralidade, a resistência dos povos e a revolução por meio da cultura popular produzida no coração da Amazônia.
O bumbá reafirmou a defesa dos povos originários, as lutas, falou de suas raizes e tradições.
Em seu primeiro ano como presidente e com a certeza do dever cumprido, Rossy Amoedo estava extremamente emocionado e feliz por ser o primeiro artista presidente e conseguiu a conquista do tricampeonato.
O Caprichoso tinha sido tricampeão na gestão do presidente Rai Viana em 1994, 95 e 96. Rossy foi aclamado pela torcida na saída do Bumbódromo erguendo a taça de tricampeão. A festa tomou conta do curral e pelas ruas da cidade com a nação azulada brincando em êxtase. Texto: Peta Cid(Portal Marcos Santos/LR Noticias)