Ações de desenvolvimento sustentável do AM, apresentadas à Escola Superior de Guerra do RJ

FOTO: Divulgação/Sedecti

Ações que norteiam o plano de interiorização de desenvolvimento do Estado do Amazonas e suas potencialidades para atender às demandas da região, foi a tônica da apresentação realizada pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, aos membros da Escola Superior de Guerra (ESG), Campus Rio de Janeiro (RJ), ocorrido na manhã desta terça-feira (03/08), no auditório da sede da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no centro de Manaus.

Jório Veiga abordou o tema “A Importância do Planejamento para o Projeto de Interiorização do Desenvolvimento Sustentável do Estado”, com temáticas relacionadas às questões de bioeconomia, desafios na infraestrutura, na conectividade, energia renovável, investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), diversificação econômica, dentre outros temas.

O secretário da Sedecti ressaltou a importância de partilhar as informações sobre o cenário econômico do Amazonas para os visitantes, bem como, apresentar as dificuldades continentais vivenciadas no Estado.

“Para nós, é muito importante estar presente aqui neste evento, porque tratam-se de oficiais e civis que participam desse curso da ESG e que serão futuros formadores de opinião dentro do governo, de várias maneiras. Então, trazer a nossa realidade e os problemas por nós enfrentados, além das possíveis soluções para que possam discutir entre eles, avaliar e daí tentar pensar em soluções para o nosso Estado e para nossa região, isso é benéfico não só para o Amazonas, mas como para todo o país. É isso o que nós esperamos com essa participação”, declarou Veiga ao salientar que “sem planejamento não se cria políticas públicas e não há visibilidade das ações necessárias”.

Estudos de Política e Estratégias – A participação da Sedecti com a apresentação realizada pelo secretário Jório Veiga, fez parte da aula do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégias (Caepe) da Escola Superior de Guerra (ESG), que é subordinada ao Ministério da Defesa.

A comitiva de militares fica no Amazonas até o próximo dia 6 de agosto. O grupo é composto por 87 integrantes, que se dividem entre corpo permanente e estagiários. Ao todo, são 84 estagiários civis e militares das três forças armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha), além de policiais militares e civis de diferentes instituições. Também fazem parte do grupo de estagiários da ESG, quatro estrangeiros, sendo: um oficial aviador da Argentina, um coronel do Exército de Senegal, um coronel do Exército da Alemanha e um coronel dos Estados Unidos da América (EUA).

O coordenador da viagem, coronel Oliveira Franco, destacou que o objetivo do curso no Amazonas é de conhecer de perto a realidade enfrentada pelo Estado.

“Esta nossa viagem de estudo na região amazônica abrange, além da cidade de Manaus, o município de São Gabriel da Cachoeira, onde vamos chegar até a localidade de Maturacá, onde fica localizado o 5º Pelotão Especial de Fronteira. Lá, vamos acompanhar a realidade daquela parte da região amazônica. No retorno ao Rio de Janeiro, os estagiários farão um relatório sobre tudo o que eles viram e de tudo o que foi observado nos cinco campos do poder”, explicou Franco.

A programação do curso da ESG em Manaus teve início na segunda-feira (02/08), com o painel militar, ocasião em que Marinha, Exército e Aeronáutica expuseram o trabalho que é realizado por cada uma das forças na Amazônia. Nesta terça-feira (03/08) foi a vez do painel econômico, que contou com a participação de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Fieam.

A ESG foi criada em 1949, por um grupo de oficiais militares e lideranças civis, que pretendiam criar no Brasil um instituto nos moldes do que existia nos EUA, com abordagens focadas em estudos de políticas estratégicas e defesa.

 

 

.