Advogado Rafael Albuquerque assume a prefeitura de Manaus durante tratamento de Arthur neto

Advogado Rafael Albuquerque, Procurador-geral do Município assume o cargo de Prefeito de Manaus/Foto>Divulgação

Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira, 34 anos, o procurador-geral do Município, será o prefeito interino de Manaus pelos próximos dias. Ele assume o cargo em substituição ao prefeito Arthur Virgílio Neto, 74 anos, que seguiu para tratamento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A previsão é que o titular fique ausente entre 15 e 30 dias. É o tempo para conclusão do tratamento de Covid-19 e realização de exames para revisão da cirurgia de retirada do câncer de próstata.

A substituição se dá porque o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, é pré-candidato a prefeito. E nove vereadores que ocupam a mesa diretora da Câmara Municipal disputarão reeleição. O único que abriu mão da disputa e está na mesa, Iram Nicolau, declinou de assumir a Prefeitura. O último protocolo, a comunicação por escrito da impossibilidade de posse, por todos os sucessores, antes de Rafael, está sendo cumprido pela Casa Civil da Prefeitura. O procurador-geral, no entanto, já foi comunicado de que “a bronca é com ele”.

Próximo ao prefeito Rafael, apesar da juventude, é um dos membros do primeiro escalão da Prefeitura mais próximos do prefeito. Ele é chamado para as reuniões decisivas e é sempre ouvido pelo chefe do Executivo municipal. Poucos secretários participam desse círculo mais fechado. O procurador-geral substitui no cargo Marcos Cavalcante que, durante a gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes, ocupou o cargo de prefeito. Tomou posse no dia 2 de janeiro de 2018. Cavalcante continuou no cargo, a pedido de Arthur, até decidir pedir demissão. Rafael era o sub da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a sucessão de Cavalcante se deu sem maiores problemas. O prefeito interino é procurador do Município desde 2007 e, antes, ocupava o cargo de subprocurador-geral, desde 2013. É graduado em Direito pela Ufam, especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Público, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo.

“Espero que o prefeito retorne amanhã (risos) e que esteja tudo bem”, afirma Rafael. “O prefeito é Arthur Virgílio. Eu vou assumir ‘em substituição’ e em perfeita sintonia com ele. Falamos quando estava internado em Manaus e vamos continuar falando da internação em São Paulo. O prefeito está bem e não haverá qualquer problema”, disse.

Fonte: Portal do Marcos Santos