AM: Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), passa por reforma em sua estrutura física

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Para comemorar os oito anos do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), comemorados neste dia 2 de junho, o coração operacional da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está passando por melhorias na estrutura física do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), unidade de serviço que funciona nas dependências do CICC.

A reforma, que acontece por meio dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, é uma parceria da SSP-AM com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), e atende uma determinação do governador Wilson Lima, possibilitando melhores condições de trabalho aos servidores dos atendimentos emergenciais 190 e 193.

Além de monitorar áreas consideradas importantes para a Segurança Pública estadual, o CICC desenvolve um trabalho de planejamento operacional. O passo inicial é reunir as forças de segurança e demais agentes públicos envolvidos nos acontecimentos para traçar os planos de ação. A preparação é dividida em pequenos ciclos: avaliação de dados, análise de inteligência, definição de datas e equipes e distribuição de tarefas, até que a operação em si seja deflagrada.

Contribuição

Durante a pandemia da Covid-19, que atingiu o mundo, o CICC foi o local de onde as autoridades do estado deliberaram ações de enfrentamento ao vírus. Os órgãos do colegiado, coordenados pela SSP-AM, deflagravam do CICC às ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que vistoriava estabelecimentos e fechava festas clandestinas, que na época não podiam ser realizadas para evitar aglomerações e, assim, a propagação da Covid-19.

As câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle também monitoraram as realizações das provas dos concursos públicos para os órgãos do sistema de segurança, no primeiro semestre de 2022. Graças ao monitoramento feito pelo CICC, através das câmeras e dos órgãos do colegiados, envolvidos na operação Concurso Público, as provas foram realizadas sem grandes intercorrências.

Com sede na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul, o CICC foi lançado em 2014, durante a Copa do Mundo realizada no Brasil, surgindo como parte de um projeto do Governo Federal.

Nesses oito anos de funcionamento, o Centro Integrado de Comando e Controle foi fundamental na atuação da Segurança Pública em grandes eventos realizados no estado, como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, além de grandes eventos anuais como Carnaval, eleições e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).