AM: Secretaria de Educação promove ações nas escolas no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escola

Dos dias 2 a 5 abril ações de palestras, rodas de conversas e atividades serão promovidas em unidades de ensino…

Na passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste 2 de abril, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com as diversas instituições de ensino público do Amazonas, promove o Abril Azul, por meio de diversas ações, que se estendem até sexta-feira (05/04).

A gerente de Atendimento Educacional Especial (GAEE), Hellen Prata, reforçou a importância da data para o incentivo ao respeito, inclusão e a disseminação de informações sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Segundo ela, nas escolas, essa ação de incentivo será realizada por meio de palestras e rodas de conversa com pais e a comunidade como um todo.

Pela manhã, houve a palestra para a Paz, na Escola Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. A ação contou também com atividades lúdicas para os estudantes.

E.E. Bom Pastor

Já pelo período da tarde, na Escola Estadual Bom Pastor, localizada no bairro Crespo, zona sul de Manaus, houve uma roda de conversa com a advogada Ana Paula Patrício a respeito dos direitos garantidos pela constituição a crianças que possuem TEA e familiares.

O diretor interino da E.E. Bom Pastor, Renato Reis, explicou que a escola tem esse trabalho de inclusão bem desenvolvido com os profissionais da escola e em datas como o dia de Conscientização do Autismo sempre desenvolvem ações na unidade de ensino.

“A escola tem esse trabalho voltado para a inclusão e, hoje, nós queremos direcionar, além das crianças, também às famílias nesse acolhimento e trazer a ideia de que escola faz parte desse processo de aprendizagem junto com eles”, explicou o diretor.

Mãe da aluna Safira, do 4º ano do Ensino Fundamental, Meurizete Saraiva, falou que consegue perceber a diferença de como a filha, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), entrou na escola, há quatro anos, e como está hoje. Segundo ela, o trabalho realizado pela unidade de ensino e a dedicação dos funcionários foi primordial para o crescimento de Safira.

“Essa data é importante porque tem pessoas que não entendem e não sabem o que é o autismo. Por meio desses programas que acontecem em sala de aula, as pessoas podem entender que são crianças como as outras, que têm apenas atitudes e pensamentos diferentes”, explicou a mãe.

Outras Programações

A programação encerra do dia 5 de abril, com o “1° Encontro Autismo e Educação: Múltiplos Olhares a Luz da Inclusão”, realizado pela Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada no Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

A ação iniciará às 08h00 e se estenderá até o período da tarde, com palestras de diversos especialistas a respeito do TEA e apresentações.