Amazonas discute economia, serviços ambientais e conservação florestal,em Macapá

Amazonas defende propostas para o Fórum/Divulgação

O Amazonas iniciou, ontem, quarta-feira (27.), a participação na reunião do comitê diretivo da Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas (GCF), em Macapá, com discussão sobre geração de renda e conservação de florestas, evento que antecede o Fórum dos Governadores da Amazônia, que começa hoje, quinta (28) e segue amanhã,  sexta (29) na capital do Amapá, e que contará com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, estão em pauta temas como economia florestal, serviços ambientais e conservação da floresta amazônica. “Para o Governo do Amazonas, a meta é alinhar conservação ambiental com a melhoria da qualidade de vida e o aumento da renda das pessoas do nosso Estado, em especial as que vivem no interior do Amazonas”, ressaltou.

Acompanhado do secretário-executivo da Sema, Luis Henrique Piva, Taveira participou nesta quarta (27/3) do painel ‘Oportunidades, desafios, necessidades e prioridades de cooperação e de intercâmbio dos Estados para o desenvolvimento de baixas emissões’.

“No Amazonas, estamos buscando estimular a economia da floresta. A ideia é que a gente possa trocar experiências para ver como o Acre avançou na questão dos serviços ambientais, como o Mato Grosso tem avançado nas agendas relacionadas ao REM [REDD Early Movers], como outros estados estão lidando com os compromissos internacionais colocados no Acordo de Paris. Este é um esforço que precisará de muita organização e amplo relacionamento entre estados para garantir estas estratégias”, explicou Taveira.

Além do Amazonas, participaram do painel representantes do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Representação nacional – O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas foi nomeado, neste primeiro dia de evento, representante Brasil do GCF no Fórum Global, por um mandato de dois anos. Taveira participará do próximo encontro anual em maio na cidade de Calquetá, Colômbia.

Financiamento para baixas emissões – Hoje, quinta (28), o Amazonas apresentará o projeto de REDD+ realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma como um modelo de instrumento financeiro para o desenvolvimento de baixas emissões. Também serão apresentadas as iniciativas Tesouro Verde, do Governo do Amapá, e o Projeto REM, implementado pelo Governo do Acre.

O Projeto REDD+ Juma beneficiou mais de 500 famílias moradoras de 41 comunidades da Unidade de Conservação. A iniciativa tem como pilares o apoio ao monitoramento ambiental, recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento comunitário e fortalecimento das associações locais, educação e capacitação, geração de renda e empreendedorismo, e a conservação da floresta, manutenção do estoque de carbono e dos serviços ambientais sob gestão das populações ribeirinhas.