Assinatura do termo aconteceu nesta sexta-feira (26/07) no hall do Teatro Amazonas…
O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, assinou, nesta sexta-feira (26/07), às 11h00, no Teatro Amazonas, um termo de convênio de compromisso com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a elaboração dos projetos de restauro do Teatro Amazonas e requalificação da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a revitalização do Teatro Amazonas vai permitir que os turistas que visitam o teatro-monumento sejam melhor recebidos, bem como os espetáculos que acontecem na casa de ópera.
“Além do Teatro Amazonas, também, vamos atuar na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, que é um espaço que já está desocupado há muito tempo, muito bem localizado, uma área que, a exemplo do que foi feito em outros espaços, pode se tornar um espaço de referência cultural”, afirmou.
Marcos Apolo esclareceu ainda que, nesta primeira etapa, os recursos serão utilizados para contratar a elaboração dos projetos. “A partir dos projetos, vamos buscar apoio, não só do governo federal, mas também da iniciativa privada, para que nós possamos fazer a execução dos serviços”, explicou.
Repasse federal
O Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai repassar R$ 1,35 milhão ao Governo do Amazonas para a contratação de projetos para a requalificação da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa e para o restauro do Teatro Amazonas. O montante faz parte do PAC Seleções.
A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, afirmou que os projetos vão identificar as necessidades das obras. Posteriormente, com o projeto pronto, a obra ganha prioridade para a execução em si. “É um trabalho minucioso, que vai não só mapear as necessidades específicas, mas também fazer o levantamento de preços dos serviços. Geralmente, as obras de restauro requerem mão-de-obra especializada e isso precisa estar listado nos projetos que serão feitos”, explicou.
Restauro do Teatro Amazonas
O teatro Amazonas é tombado como patrimônio histórico pelo Iphan, desde 1966. A contratação de projeto prevê a restauração da cobertura e cúpula, inclusive de estruturas metálicas e demais elementos de drenagem; restauração dos elementos arquitetônicos das fachadas; restauração do Pano de boca, Plafon da Plateia e forro do Salão Nobre, que apresentam pinturas artísticas; e iluminação monumental das fachadas.
As ações visam a proporcionar melhores condições e segurança para os visitantes, plateia e artistas, perpetuar a magnitude como representação da história e aumentar o público de visitação, melhorando assim a economia do Estado. Considera-se ainda, que contribuirá com o processo de Candidatura do bem “Teatros da Amazônia” (Teatro Amazonas em Manaus/AM e Theatro da Paz em Belém/PA) a Patrimônio Mundial pela Unesco.
Para a contratação do projeto de restauro, serão destinados R$ 750 mil.
Cadeia pública
A penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa fica dentro da poligonal do Centro Histórico de Manaus, tombado pelo Iphan e pode ser considerada um ponto de “patrimônio sensível” da história de Manaus, por trazer memórias tristes e sensíveis.
O projeto busca através da ressignificação do imóvel uma nova função social, transformando o local marcado pela segregação, isolamento e o abandono da dignidade humana, em um Centro das Tradições Amazonenses para promover a cultura nas suas diversas formas, além preservar o Patrimônio Edificado.