Até o fim do ano passado, o Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) emitia os contracheques em papel por meio do envio pelos Correios para as residências de aposentados e pensionistas pagos pela instituição.
Mas, a partir de uma resolução do Governo do Estado com base na otimização de custos e na redução na emissão de papel para a preservação do meio ambiente, a instituição passou a disponibilizar o documento por meio eletrônico no Portal do Segurado.
“A partir de janeiro de 2019, a instituição tomou a decisão de encerrar os envios físicos e oferecer a versão eletrônica dos contracheques, disponibilizada mensalmente no Portal do Segurado (www.amazonprev.am.gov.br), na seção destinada aos aposentados e pensionistas”, ensina o presidente, André Luiz Zogahib.
A medida busca evitar que os beneficiários da Amazonprev se desloquem à sede da instituição apenas para imprimir o contracheque e, com isso reduzir os gastos para o estado. O resultado financeiro dessa decisão já pôde ser verificado na comparação entre o primeiro quadrimestre deste ano com 2018, onde a economia passou dos R$ 112 mil para R$ 11 mil nas despesas.
“O contracheque por meio eletrônico fica disponível para acesso e emissão quantas vezes forem necessárias pelo segurado. Deslocando-se até a Amazonprev, o segurado tem de aguardar por senha e fazer o agendamento, o que não é necessário no acesso eletrônico”, destaca a coordenadora de Atendimento ao Público, Nelci Tomé.
Mesmo com essa facilidade, o Corep detectou que o maior problema não é exatamente a falta de acesso à internet, nem a impossibilidade de acessar o portal: é a desistência por falta de familiaridade com os meios eletrônicos. A ex-professora aposentada, Cantisani Pinto apresenta outra questão: não possui meios de acesso às informações do Portal do Segurado.
Nesses casos, a dica da Amazonprev é pedir ajuda a um familiar ou pessoa de confiança que tenha acesso à internet para obter seu contracheque.
Passo a passo – O processo para emitir o contracheque por meio do Portal do Segurado é simples: basta acessar o endereço eletrônico http://www.portaldosegurado.am.gov.br, e caso já seja cadastrado, apenas inserir o CPF e senha. Caso não seja cadastrado, é só informar o número do CPF e data de nascimento para passar à tela de cadastro, que pedirá a criação de uma senha.
Após cadastrar a senha, o próximo passo é fornecer uma conta de e-mail válido. Para esse endereço será enviada uma mensagem que permite confirmar a senha. Após a confirmação, o cadastro está completo – é só fazer o login com CPF e senha.