Ampliação do Mais Médicos pode ser a saída para o interior, diz Dra. Mayara

Dra, Nayara no gabinete do ministro Henrique Madetta cm o senador Omar Aziz/Foto> Divugação

Em encontro com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) defendeu o fortalecimento do Mais Médicos no Amazonas, para reforçar os atendimentos no interior e reforçar o vínculo do profissional com a comunidade. “Nosso indicativo ao ministro propõe um reajuste no valor pago ao médico, levando em consideração as condições geográficas e a logística na região. Por isso, sugeri o aumento do tempo de permanência do médico de seis para dez anos”, pontuou a deputada.

A reunião foi nessa terça-feira, em Brasília. Ainda de acordo com a parlamentar o ministro se mostrou receptivo a ideia de qualificar o programa na região. Mandetta afirmou na reunião que é defensor da Carreira de Estado para Médico e deve investir na proposta, começando pela atenção básica em locais de difícil acesso. “Nesse sentido, discutimos também a regionalização da saúde no interior, que tem sido uma de minhas defesas neste meu mandato. Ressaltei ao ministro, a importância de oferecer mecanismos aos gestores municipais, para estruturar o setor e ampliar os atendimentos. Está mais do que na hora de colocarmos em prática esse processo”, explicou Mayara Pinheiro.

Durante a conversa, Dra. Mayara destacou a portaria 1555/2013 do Ministério da Saúde, a qual dispõe das normas de financiamento e execução do componente básico de assistência farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “A portaria foi revista em 2017, mas ela não tratou do reajuste para o estado e demais municípios. Por conta da logística de transporte, é fundamental rever os custos e investimentos nessa distribuição de medicamentos”, ressaltou.

Outro ponto debatido foi o apoio ao curso de Medicina, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Coari; único curso em área remota do Brasil, que precisa de mais apoiadores. Para a deputada, é importante um entendimento entre os ministérios da Saúde e da Educação, para aumentar o teto salarial, investimento na faculdade e atraindo profissionais de qualidade. Mayara Pinheiro reiterou ainda um pedido na importância de transformar a unidade hospitalar de Coari em hospital universitário, assim como o Getúlio Vargas, na capital amazonense.

Participaram ainda da reunião, o ex-deputado federal e presidente estadual do DEM, Pauderney Avelino e o senador Omar Aziz (PSD), principal intermediador dessa visita da deputada a Brasília. Entre os assuntos conversados, os ajustes nas emendas parlamentares para o interior do Amazonas.