Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam, na tarde de sábado (28/08), uma carga de 133 sacos de carvão vegetal de origem ilegal, no bairro Nova Cidade, na zona norte.
A ação ocorreu após denúncia feita à equipe policial ambiental, por volta das 15h30, informando sobre a carga transportada por um caminhão-baú na região. Na avenida Sete de Maio, no Nova Cidade, por meio das características informadas na denúncia, os militares efetuaram abordagem a um caminhão-baú de placas OAA-5757.
Ao ser solicitado o Documento de Origem Florestal (DOF), o dono do material possuía, porém, havia inconformidade com os dados do veículo que transportava a carga, caracterizando uma infração ambiental, de acordo com o artigo 46 da Lei nº 9.605/1998. Após conferência, os militares verificaram que a carga de carvão vegetal totalizava cerca de 12,5 metros cúbicos, avaliada em R$ 180 mil.
Em razão dos fatos, o homem, a carga e o caminhão foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais.
Denúncias – A Polícia Militar orienta à população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.