Aprovados no Concurso Público da Secretaria de Educação começam a se apresentar na segunda-feira (23)

A apresentação dos 96 aprovados no Concurso Público de 2018 da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, convocados nesta semana, iniciará na próxima segunda-feira (23), nos turnos da manhã e da tarde, na sede da pasta, localizada na avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, Japiim. Na ocasião, os professores aprovados realizarão a entrega dos documentos (originais e cópias) solicitados para, posteriormente, tomarem posse. A lista completa dos convocados está disponível no link: https://bit.ly/3fj2sOy.

Em razão das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), o atendimento será realizado por senha, que será distribuída na portaria da secretaria, com um quantitativo de 40 por turno. Pela manhã, o atendimento acontecerá entre 08h00 e 11h30 e, à tarde, das 13h00 às 16h30. Não serão permitidos acompanhantes para esse atendimento.

Desta chamada, seis convocados atuarão em Manaus e o restante no interior do Amazonas. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), com a data de terça-feira (17), na edição de número 34.375.

Para a apresentação, os concursados deverão estar munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Quitação Eleitoral (última eleição), Certificado Militar (para homens), Comprovante de PIS/PASEP, Comprovante de Residência (água ou telefone), Comprovantes dos documentos exigidos como Requisitos Básico, Extrato de Conta Corrente (Bradesco), 2 fotos 3×4 e Laudo de Aptidão (expedido pela Junta Médica do Estado do Amazonas) e o CREF (para os candidatos ao cargo de professor de Educação Física).

É necessária, ainda, a apresentação de certidões dos setores de distribuição dos fóruns criminais, dos locais onde tenha residido nos últimos dois anos, das justiças Federal e Estadual, e antecedentes criminais da Polícia Federal e dos estados onde tenha residido nos últimos cinco anos.

Mediação Tecnológica – O Ensino Presencial com Mediação Tecnológica é a modalidade utilizada pela Secretaria de Educação para para encurtar distâncias e levar educação às comunidades e aos municípios mais remotos do interior do Amazonas.

As aulas são ministradas de estúdios de televisão, localizados no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), uma extensão da secretaria, em formato de teleconferência. Até então, o Ensino Médio (e em alguns casos, também, o Fundamental) nunca havia sido ofertado para essas comunidades, o que forçava o estudante a sair do local em que morava para continuar os estudos nas sedes dos municípios ou na capital do estado.

Nas comunidades rurais atendidas, cada uma das salas de aula está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

Sobre o concurso – O resultado final do Concurso Público de 2018 foi homologado e publicado no DOE, na edição de 19 de março de 2019, obedecendo à ordem de classificação e o número de vagas oferecidas nos editais supracitados.

O certame ofertou 8.175 vagas para os cargos de professor (20h e 40h), pedagogo (20h e 40h), assistente social, bibliotecário, contador, engenheiro, estatístico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, assistente técnico e merendeiro. Ao todo, 6.737 profissionais foram aprovados na seleção.

As vagas que não foram preenchidas pelo concurso tiveram de ser ocupadas por novo Processo Seletivo Simplificado (PSS).