Arsepam promoverá campanha de orientação sobre o Gás Natural Canalizado

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FOTO: Divulgação/Arsepam

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) participou na segunda-feira (12/04), da videoconferência para adoção de ações de esclarecimento em relação às ocorrências não constatadas de vazamento de gás natural canalizado (GNC), em chamados registrados na Ouvidoria da agência e na central de atendimento da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Na reunião, a Agência apontou ainda a necessidade de campanhas de orientação sobre o GNC.

Durante o encontro, com a participação de representantes da Cigás, Ministério Público de Contas do Amazonas, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a equipe técnica da concessionária apresentou levantamento sobre os registros de chamados recebidos pela companhia, relacionados à ocorrência dos odores, apontando que o maior índice de chamados considerados improcedentes, após apuração in loco, parte da região centro-sul, de bairros próximos ao Igarapé do Mindu, onde também estão concentrados diversos edifícios.

Ao averiguar cada um dos chamados, a Cigás informou que não identificou nenhum vazamento na rede de distribuição de gás natural.

Para colaborar ainda mais com a fiscalização do serviço de GNC, a Arsepam tem estabelecido um canal direto entre as áreas técnicas para esclarecimentos a respeito das emissões odoríferas em Manaus. Desde janeiro desse ano, o registro de 73 denúncias relacionadas a possíveis vazamentos, todas encaminhadas e respondidas pela Cigás.

Por conta disso, a agência reforçou a necessidade da realização de uma campanha de orientação aos usuários do serviço de gás, visto que comércios e condomínios correspondem a 63,6% dos clientes contratados.

“Precisamos informar com clareza as diferenças entre o gás natural canalizado e o GLP (gás liquefeito de petróleo, distribuído em botijões), para que não se gere nenhum tipo de pânico desnecessário, por exemplo. A Arsepam também dará início a um circuito de apresentações técnicas em condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais já atendidos pela Cigás para efetivar a comunicação com os usuários”, ressaltou o presidente da agência, João Rufino.

A Arsepam disponibiliza o WhatsApp 24h da Ouvidoria, pelo (92) 98408-1799, para sanar dúvidas e receber denúncias relacionadas aos serviços de gás natural canalizado, fornecidos pela Cigás.

 

 

 

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