Astronautas compartilham vídeo da ceia de Ano-Novo no espaço

Ceia Espacial/Foto > Instagram

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) compartilharam na tarde desta sexta-feira (31) a ceia de comemoração de Ano-Novo diretamente do espaço. A tripulação, formada por sete pessoas de três nacionalidades diferentes, não economizou nas comidas enlatadas e degustaram um enorme banquete.

Segundo o astronauta alemão Matthias Maurer, o jantar contou com sopa de creme de batata, ragu de veado, bolinhos Geheirade — tradicionais na cultura alemã — e torradas francesas.

Os astronautas russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov mandaram uma mensagem de apoio para todos e desejaram saúde, resiliência e conquistas em 2022.

“Amigos, estamos unidos novamente pelo sentimento mágico das festas de fim de ano. Nestas horas restantes, queremos que todos tenham um tempo de se conectar com esse modo pré-Ano-Novo e falar palavras calorosas de parabéns para aqueles que os aguardam! E nós desejamos saúde, resiliência, bem-estar e conquistas.”

Além dos astronautas russos e alemão, participaram da celebração os americanos Mark Vande Hei, Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Baron.

Imagens capturadas por câmeras de alta definição na Estação Espacial Internacional mostram, em detalhes, a vida na Terra. As gravações são tão nítidas que é possível ver carros se movimentando nas ruas. As câmeras foram instaladas pela empresa canadense Urthecast. Elas integram um projeto que busca democratizar a observação da Terra.(R7 Brasília)