Ataque contra hospital militar em Cabul deixa ao menos 25 mortos

Atendimento aos acidentados/Foto: Stringer/EFE

O ataque ocorrido nesta terça-feira (2) contra um hospital militar localizado em Cabul, no Afeganistão, deixou pelo menos 25 mortos e 40 feridos, de acordo com balanço divulgado por um integrante dos talibãs, que pediu para não ser identificado.

“Nossa informação inicial sugere que o ataque foi realizado por combatentes do Estado Islâmico”, disse a fonte à equipe da Agência Efe na capital afegã.

De acordo com o integrante dos talibãs, as forças de segurança locais conseguiram abater os responsáveis pela ação contra o hospital militar.

Uma testemunha, que também preferiu não se identificar, revelou que o ataque foi realizado com armas de fogo e granadas de mão, além de ser dirigido contra membros do grupo fundamentalista que está no controle do Afeganistão desde meados de agosto.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Qari Sayed Khosty, confirmou à Agência Efe a ocorrência do ataque contra o hospital Sardar Mohammad Daoud Khan, que fica no centro da capital afegã e tem capacidade para 400 leitos.

O centro de saúde é o principal de atendimento a militares na capital do Afeganistão e está localizado a poucos metros da Embaixada dos Estados Unidos no país asiático.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque desta terça-feira.

Em março de 2017, o mesmo hospital foi alvo de ataque cuja autoria foi assumida pelo Estado Islâmico, em que morreram mais de 30 pessoas.(R7 Brasilia)