Ator Maurício Mattar sofre infarto e passa por cateterismo

Ator Maurício Mattar, sofre infarto e está internado/Foto>Shutterstoc

Aos 55 anos, Maurício Mattar precisou ser hospitalizado, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após sofrer um infarto na madrugada desta segunda-feira (16). O ator trabalhava em Bauru, no interior de São Paulo, quando teve taquicardia e procurou um pronto-socorro por volta das 03h30.

Na manhã de hoje, o artista foi transferido ao Hospital das Clínicas de Botucatu, da Faculdade de Medicina da Unesp, para passar por um cateterismo. De acordo com a empresária do artista, Adriana Gonçalves, os médicos constataram que possivelmente ele já vinha sofrendo de infarto, mas não apresentava sintomas.

Complicações do infarto

Aproximadamente 30% das mortes no Brasil são decorrentes de doenças cardíacas, sendo o infarto a principal causa de falecimentos no mundo. A ocorrência é ainda mais comum em homens acima dos 40 anos, como é o caso de Maurício Mattar.

Em entrevista ao jornal Extra, a empresária do ator informou que “ele está com uma condição geral boa”. “Ainda bem que deu tempo de pedir socorro. Agora é esperar e ter paciência. O Mauricio é forte, saudável, vai dar tudo certo”, disse.

Depois de ser atendido na emergência, o artista foi submetido a um cateterismo – procedimento em que se insere um pequeno cateter na circulação sanguínea (em uma artéria da perna ou no próprio coração). Assim, é possível diagnosticar, acompanhar e analisar a gravidade do infarto.

Vale lembrar que quase um mês antes de Maurício Mattar, no dia 21 de novembro, o comentarista Galvão Bueno passou pelo mesmo procedimento, após passar mal em Lima, no Peru, onde narraria a final da Copa Libertadores. O apresentador da Globo também sofreu um infarto, aos 69 anos.

Sintomas de infarto

Cerca de 50% dos sinais de infarto surgem semanas antes dele ocorrer, mas são confundidos com mal-estar e outras doenças menos graves. Por isso, ao identificar um ou mais sintomas abaixo, procure um pronto-socorro imediatamente:

Dor na região torácica (peito, ombros, costas, pescoço e até mandíbula)
Falta de ar
Náusea
Dor abdominal
Suor frio
Fraqueza

Prevenção de doenças cardíacas

Veja 13 medidas para melhorar a saúde do coração

Descubra qual alimento é um grande aliado para seu coração

Faça o teste e confira se você sabe cuidar de seu coração

Fonte: Terra/shutterstoc