Avenida Tefé terá trecho interditado para execução de obras do Prosamin+

FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE

Para a execução de obras de macro e microdrenagem e de saneamento básico do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) fará a interdição da avenida Tefé, neste sábado (14/08), no trecho entre a avenida Duque de Caxias e a rua General Glicério, zona sul da capital manauara.

A obra é executada pela UGPE, que é responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras de programas como o Prosamim, Prosaimaués e o Prosamin+.

FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE

Técnicos da UGPE realizaram sensibilização informativa informando os moradores da interdição na segunda-feira (09/08). O trecho da avenida Tefé será interditado a partir deste sábado, ficando liberado o acesso ao local apenas aos moradores da área; e permanecerá desta forma até o término da obra.

A interdição do trecho da avenida visa garantir a segurança dos moradores e transeuntes, devido à necessidade de acesso ao canteiro de obras com materiais, máquinas e equipamentos pesados.

De acordo com a engenheira da UGPE, Tatiana Lachi, a interdição é necessária para a continuidade da obra do programa, que prevê a construção de espaços urbanos e serviços de esgotamento sanitário no local.

“Serão realizadas obras de macro e microdrenagem e de saneamento básico, para que seja feita a construção de galeria dupla de concreto armado e redes de coleta de esgoto, além da construção de calçadas, meio-fio e pavimentação asfáltica”, explica a engenheira.

Trânsito no Local — O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sinalizou a área da intervenção e desviou o fluxo de veículos que vem do bairro em direção ao Centro, pela avenida Tefé, em duas opções, de entrar à esquerda ou à direita na avenida Castelo Branco. Os condutores que optarem pela esquerda, podem seguir pela via e entrar à direita na avenida Leonardo Malcher; em seguida, à direita na Duque de Caxias e, então, prosseguir pela Tefé.

Os condutores que converterem à direita na Castelo Branco, podem entrar à esquerda na avenida J. Carlos Antony ou na avenida Codajás. A partir dessas duas vias, podem acessar a Duque de Caxias para, em seguida, retornar à avenida Tefé.

Os veículos que se deslocam no sentido do Centro em direção ao bairro na avenida Tefé, devem converter à esquerda na avenida Duque de Caxias, seguir até a avenida Tarumã e, depois, Castelo Branco para retornar à avenida Tefé.

Com a interdição, as linhas de ônibus 535, 542, 611, 612 e 713 que, atualmente, trafegam pela avenida Tarumã, e entram à direita na rua Visconde de Porto Alegre, não cumprirão mais o itinerário dessa forma. As linhas de transportes urbanos irão seguir pela avenida Tarumã e converter à direita na avenida Castelo Branco, a partir de onde seguem o itinerário normal.

Parque do Prosamin+ — A intervenção na área prevê a construção de um novo parque urbano, que será dotado com obras de esgotamento sanitário e macrodrenagem, construção de praças, academias ao ar livre, quadras multiuso e playground infantil, além de também contar com reposição da flora, plantio de mudas e paisagismo.