Batalhão Ambiental da PM apreende quatro toneladas de pirarucu ilegal

Peixe pirarucu apreendido na Panair,comercializado ilegalmente/Foto:Divulgação

O Comando de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apreendeu na manhã de hoje, quinta-feira (12), quatro toneladas de pescado ilegal no terminal pesqueiro na feira da Panair, bairro Educandos, zona sul. Durante a ação, um homem de 48 anos foi preso e confessou que estava comercializando o pirarucu no local, material que será doado para instituições filantrópicas de Manaus.

Conforme o capitão Rozival Batista, os policiais militares realizavam fiscalização de rotina quando avistaram uma embarcação retirando mantas de pirarucu do porão. De imediato, a guarnição realizou a abordagem e constatou que o homem não tinha autorização do material.

“A equipe fez a retirada do pescado da embarcação, apreendemos o material, conduzimos o proprietário para a delegacia, onde ele vai responder pelo crime. Em depoimento o suspeito disse que sabia que estava fazendo pesca ilegal”, informou.

O capitão disse ainda que a maioria das apreensões realizadas pelo batalhão decorre de denúncias feitas para o telefone (92) 98842-1553.

De acordo com a delegada Carla Biaggi, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), o proprietário da embarcação foi autuado em flagrante pelo crime de pesca ilegal, onde a pena varia de um a três anos de prisão. Uma fiança foi arbitrada, o suspeito pagou e foi liberado. O homem vai responder pelo crime na Justiça.