Com o objetivo de criar um espaço para dialogar e incentivar ações sobre sociobiodiversidade amazônica, além de apresentar projetos e iniciativas na área, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Sedecti), realizará a partir desta quinta-feira (09/12) das 9h às 18h, o “Espaço da Bioeconomia” na 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), com entrada gratuita e programação especial até domingo, dia 12/12, no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus.
Para participar do evento, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação da carteira de vacinação atualizada com a segunda ou dose única da vacina contra a COVID-19.
A programação do Espaço da Bioeconomia é bem diversificada e abrange desde a segunda edição do Seminário de Bioeconomia do Amazonas, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), até atividades culturais e educativas para dar visibilidade ao assunto, que tem grande importância na região, buscando soluções para uma economia verde forte, que valorize as pessoas e cuide da floresta.
A Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, explica que as atividades programadas foram pensadas para abranger o público em geral, desde profissionais atuantes na área até a sociedade civil, incluindo também crianças e jovens. “Pensamos em criar atividades diversificadas para alcançar o máximo de pessoas, afinal, buscar uma economia que respeite a floresta deve ser uma preocupação e um objetivo geral. Então, teremos rodas de conversas, venda e exposição de produtos, atividades integrativas com crianças e muito mais, buscando criar uma consciência positiva sobre a importância da sociobiodiversidade amazônica”, afirma.
Programação – No primeiro dia, 9 de dezembro, as atividades começam às 9h30, com a abertura da segunda edição do Seminário de Bioeconomia do Amazonas e a participação de representes do Governo do Estado e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – a principal patrocinadora do Espaço da Bioeconomia. Às 10h00, acontece o painel “Bioeconomia e Saúde: Soluções a partir das Propriedades da Natureza e dos Saberes Tradicionais”. Depois, às 16h, tem a roda de conversa “Gênero e Bioeconomia no Amazonas”. Para encerrar, às 17h, tem a roda de conversa “Diversidade na Bioeconomia: Inclusão e representatividade nas Redes de Conhecimento Produtivo”.
No dia seguinte, dia 10/12, tem mais programação do Seminário de Bioeconomia, com o painel “Certificação e Rastreabilidade nas Redes de Conhecimento Produtivo”, às 10h00. Já, às 14h00, acontece a roda de conversa “BioTICs: Tecnologias da Informação e Comunicação aliadas ao Fortalecimento da Bioeconomia”. O espaço recebe ainda ações educativas às 16h e o pocket show “Maracatu Pedra Encantada”, às 18h00.
No terceiro dia, sábado, dia 11/12, a primeira atividade é a continuidade do Seminário de Bioeconomia do Amazonas que traz, às 9h, a roda de conversa “Demandas de CT&I para o Setor Agropecuário no Amazonas e a atuação das Organizações de P&D locais”, seguida pelo painel “Meliponicultura: Novos Horizontes para o Fortalecimento da Bioeconomia”, às 10h00. No período da tarde, a partir das 14h, é o momento do painel “Bioeconomia e juventude”. No restante do dia, a programação terá ações educativas, às 16h, e um pocket show da artista Karen Francis, além da DJ Rilara Almeida, a partir das 17h00.
No último dia da Expoagro, domingo, dia 12/12, o Espaço da Bioeconomia, a partir das 10h00, realizará o painel “Bioeconomia Circular: Janela de oportunidades para as Redes de Conhecimento Produtivo”. Haverá ainda a roda de conversa “Alimentação amazônica e soberania alimentar nas compras públicas”, às 14h00, e a partir das 16h00 ocorrerá atividades educativas com oficinas sobre economia e bioeconomia circulares, realizadas pelo Movimento Drive Thru Ambiental e a Sepror. Para encerrar a programação do Espaço da Bioeconomia, às 17h00, acontece a roda de conversa “Mudanças climáticas e mobilidade urbana”.
Ações Fixas – Durante os quatro dias da Expoagro, quem for conferir o espaço poderá conhecer a “Vitrine da Bioeconomia”, das 9h às 20h, com produtos da sociobiodiversidade amazônica e a “Vitrine das Startups”, das 14h às 20h, com a exposição de produtos e serviços que buscam o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas à bioeconomia amazônica.
Outra atração fixa é a “Cozinha da Bioeconomia”, que durante os quatro dias, às 12 e às 16h00, terá a presença de ecochefs e cozinheiros preparando deliciosos pratos com produtos da sociobiodiversidade amazônica, unindo uma boa conversa e ensinamentos de como utilizar produtos regionais na composição de pratos.
A programação inclui receitas de tartelete de chocolate e caramelo de castanha, queijo de castanha/molho de mel e maracujá do mato, servido com pirarucu crocante, molho agridoce de açaí e pão de açaí, entre outras delícias.
Também terá um estande à parte, onde acontecerá a Feira da Bioeconomia, junto à feira da ADS, com representantes e lideranças da agricultura familiar e do extrativismo sustentável comercializando seus produtos, que são produzidos valorizando práticas sustentáveis e a responsabilidade socioambiental.