Bioeconomia: UEA inicia o Curso de pós-graduação da Rainforest Business School

0
64
FOTO: Divulgação/UEA

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, durante a abertura oficial do curso de Pós-Graduação da Rainforest Social Business School (RSBS), realizada por videoconferência nesta sexta-feira (23/07), avaliou a importância da participação do estado e da instituição no processo de desenvolvimento econômico da região, por meio da escola de negócios.

“A Rainforest significa qualificar pessoas da Amazônia para entender de Amazônia, com métrica, ciência e compromisso social e ambiental. Isso é o mais importante que surgirá dessa caminhada juntos pelo próximo um ano e meio. Esse programa tem um papel muito importante no desenvolvimento econômico, de novas cadeias produtivas e também de preservação da Amazônia. Nós, Amazônidas, queremos e precisamos participar desse processo. Hoje, a UEA está no Green Metric, das universidades mais verdes do mundo. Esse é o nosso papel, nosso DNA. E a Rainforest expressa isso com muita clareza”, pontuou o reitor.

A Escola de Negócios é um projeto que engloba parcerias com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, o Green Rio e a Secretarias de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, do Meio Ambiente e de Produção Rural. Intitulado ‘ Gestão de Negócios da Floresta Amazônica’, o curso inaugural do programa conta com 168 alunos matriculados: 118 de Manaus, oito de Coari, seis de Iranduba, dez de Maués, dez de Parintins, oito de Tefé.

A Rainforest Social Business School – RSBS/UEA é voltada para a implementação de negócios que garantam o desenvolvimento econômico, a inclusão e equidade social como oportunidades de mercado para produtos e serviços oriundos de florestas tropicais respeitando seus ecossistemas e sociedades.

O coordenador-geral da RSBS, Paulo César Diniz de Araújo, enfatizou a importância do trabalho colaborativo que permitiu a implementação da Escola de Negócios. “Agradeço a todo o elenco de apoiadores que estiveram junto conosco durante o processo de criação do Rainforest Business School. Meu muito obrigado, em nome de toda a equipe, pelo empenho de todos envolvidos”, disse.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) Amazon Rainforest Business – Gestão de Negócios da Floresta Amazônica visa oportunizar o acesso a conhecimentos e técnicas de gestão e empreendedorismo, voltadas à constituição de negócios a partir do aproveitamento de recursos amazônicos oriundos da floresta, das águas, ecossistemas e sociedades associadas, de modo a constituir cadeias de valor comprometidas com a conservação da floresta e valorização das sociedades que aqui vivem.

A Pró-Reitora de Planejamento (Proplan/UEA), Maria Olívia Simão, finalizou ressaltando o pioneirismo das atividades a serem executadas durante o curso. “Quero agradecer ao professor Cleinaldo e a todos os parceiros que se juntaram a essa empreitada da Rainforest Business School e a esse curso que está iniciando agora. Vamos tomar fôlego e vir com muita garra, pois essa é uma ação pioneira. Queremos trazer ainda mais pessoas para esse processo de formação. Muito obrigado a todos que concorreram e vieram para esse espaço de oportunidade que a UEA está proporcionando”, comentou.

Ainda na sexta-feira (23/07), às 19h, será realizada a aula inaugural voltada para alunos do curso, com participação da coordenação e equipe da RSBS. No encontro, serão abordados assuntos pedagógicos como ementa, corpo docente, horários e formato das aulas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here